Apesar da retomada de sessões na Câmara ontem, o presidente da Casa, deputado Henrique Alves (PMDB-RN, foto), retorna ao trabalho apenas na próxima semana. Segundo a assessoria de Alves, na primeira semana do "recesso branco", como presidente da Casa, ele continuou trabalhando. Alves representou a Câmara nas cerimônias oficiais com o papa Francisco. Assim como o presidente da Câmara, a maioria dos deputados também resolveu dar uma esticadinha no recesso. Segundo informações do site G1, apenas 36 dos 513 deputados compareceram ontem à sessão plenária da Câmara, que durou pouco mais de duas horas. O Congresso está em recesso branco desde o dia 18 de julho.
Aliás...
No Senado, o primeiro dia pós-recesso foi mais movimentado. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), esteve presente no retorno dos trabalhos da Casa. Em entrevista, Renan afirmou preocupar-se com o impacto fiscal das medidas que o Congresso está aprovando desde que tiveram início as manifestações populares. Questionado sobre o custo desses projetos, que pode ultrapassar uma centena de bilhões, Renan disse que o Congresso terá cuidado com esse impacto.
Eu me demito
Sete meses após ser eleito, o prefeito de Paranapanema, no interior de São Paulo, Márcio Faber (PV), renunciou por considerar baixo o salário de R$ 5.850 que recebia como chefe do Executivo. Márcio Faber é médico, atuava como ginecologista, e disse que ganhava cerca de R$ 30 mil por mês. Faber foi eleito em outubro do ano passado com 55% dos votos válidos e a renúncia deixou os moradores surpresos.
Saúde
O ex-ministro Luiz Gushiken está internado no Hospital Nove de Julho, em São Paulo. A causa de sua internação e seu estado de saúde, entretanto, não são comentados pelo hospital, que não emitirá boletins médicos. Membro da cúpula do PT durante o auge da crise do mensalão, Gushiken afastou-se da política para o tratamento de um câncer. Em outubro de 2011, ele declarou que o fato de estar em tratamento contínuo e morando no interior de São Paulo não permitia que ele fizesse política.
Cascavel
A relatora da ação que corre no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o prefeito de Cascavel, Edgard Bueno (PDT), votou favoravelmente pela cassação do pedetista e do vice Maurício Theodoro. O recurso foi impetrado pela coligação "A Cascavel que queremos inclui você", do deputado José Lemos (PT), que foi candidato à prefeitura da cidade em 2012. Após o voto da juíza-relatora, Renata Baganha, o juiz Marcos Roberto Araújo dos Santos pediu vista do processo. A ação volta a ser julgada na próxima terça-feira.
Retorno?
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp pode retornar à Comissão da Verdade. Ele esteve reunido ontem com a presidente Dilma Rousseff e conversaram sobre o assunto. Dipp havia se afastado da comissão por questões de saúde. Ele esteve internado por mais de cinco meses, após sofrer complicações de uma pneumonia, que o obrigaram a ser submetido a uma cirurgia no abdômen. Dipp, porém, se mostra resistente à ideia. Ontem, ele disse que, em princípio, não pensa em voltar porque está em período de convalescença.
Pinga-fogo
"Não acredito que o Congresso vai sair derrubando tudo indiscriminadamente."
Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo na Câmara dos Deputados, sobre suas expectativas em relação à votação dos vetos presidenciais.
Colaborou: Luiz Carlos da Cruz.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink