• Carregando...

Os deputados aprovaram ontem, em segunda discussão, o projeto de Reni Pereira (PSB) que cria o pólo tecnológico de Foz do Iguaçu. As empresas que se instalarem na cidade poderão importar componentes e peças no Paraguai e adiar o pagamento do ICMS no ato da compra de produtos eletroeletrônicos e de informática. "Vamos incentivar a criação de indústrias e a geração de empregos, além de aumentar a arrecadação estadual", diz o deputado.

Desmanches – A Assembléia também aprovou o projeto do deputado Mário Sérgio Bradock (PMDB) para coibir o furto e o roubo de veículos. A proposta prevê que os proprietários de lojas de auto-peças usadas serão obrigados a comprar apenas veículos baixados no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), com as notas fiscais dos vendedores. As peças não poderão ser retiradas dos veículos sinistrados e colocadas nas prateleiras.

Último debate – Os dois candidatos à presidência nacional do PT, Raul Pont (da Democracia Socialista) e Ricardo Berzoini (Campo Majoritário), realizam o último debate sábado em Curitiba, antes da votação do segundo turno, marcada para domingo. No Paraná, a campanha de Pont está sendo coordenada pelo deputado federal Dr. Rosinha e a de Berzoini pelo presidente estadual da legenda, André Vargas.

Armado – O governador Roberto Requião (PMDB) declarou ontem ser absolutamente contra o fim do comércio de armas no Brasil, apesar de ser o primeiro no Brasil a lançar a campanha de desarmamento. Em vez da proibição, Requião defende restrições ao porte de arma.

Federal – Políticos da Região Sudoeste do estado – a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), os federais Assis do Couto (PT) e Nelson Meurer (PP), e o prefeito de Francisco Beltrão, Vilmar Cordasso (PP) – reuniram-se ontem com a direção do Cefet para discutir a federalização também do campus avançado da instituição. O Cefet passa a ser, no fim deste mês, Universidade Federal Tecnológica do Paraná.

Ainda Banestado – A Comissão de Fiscalização da Assembléia começa a ouvir hoje representantes dos bancos responsáveis pelo processo de avaliação do Banestado, que determinou o preço da venda no processo de privatização. De acordo com o presidente da comissão, deputado Neivo Beraldin (PDT), os primeiros convocados devem entregar todas as planilhas de cálculos para que a assessoria técnica possa analisar como foi feito este trabalho.

Fidelidade – O vereador Ney Leprevost decidiu continuar no PP. O parlamentar, que é pré-candidato a deputado estadual, avaliou que a população vai julgar os políticos também pela fidelidade partidária. "Tive convites de vários partidos, mas o PP tem sido um bom aliado do prefeito Beto Richa (PSDB)", ponderou.

Abril – Pré-candidato ao Senado nas eleições de 2006, pelo PL, o presidente da Cohab-CT, Pastor Valdemir Soares, só deixa o cargo em abril. "Tenho um compromisso com o prefeito Beto Richa. Venho fazendo um trabalho de reestruturação no órgão e resolvendo problemas que pareciam insolúveis", declara Valdemir.

Planejamento – O vereador Paulo Salamuni, pré-candidato ao Senado pelo PV, afirma que a sua campanha começa em janeiro, com viagens pelo estado em busca de votos. Os verdes pretendem lançar chapa completa em 2006, com candidato ao governo – ainda não definido – 81 nomes para a Assembléia e 45 para a Câmara.

Recusa – A direção do PV garante que recebeu o pedido de três deputados estaduais e dois federais para ingressar na sigla, mas que os pedidos não foram aceitos. A resposta dada foi que "o partido optou por não aceitar a filiação de deputados eleitos em outros partidos".

Pinga-fogo

* A diferença de apenas 15 votos a favor de Aldo Rebelo (PCdoB) para a presidência da Cãmara é uma prova que a Casa está dividida e que a oposição se fortaleceu. A conclusão é do deputado federal paranaense Eduardo Sciarra (PFL).

* "A condição de Rebelo de testemunha de defesa de José Dirceu compromete sua isenção na presidência dos trabalhos", opina Sciarra.

* A violência contra a mulher é uma das preocupações da vereadora Dona Lourdes (PSDB). De posse de um estudo da Associação das Mulheres Donas de Casa, a parlamentar afirma que o risco de uma mulher ser agredida em sua casa é nove vezes maior do que ser agredida na rua.

* Para evitar a prática, Dona Lourdes defende o uso da lei e a conscientização da mulher.

* O governador reuniu ontem em Curitiba 216 prefeitos do estado para discutir ações de segurança pública. O encontro teve a participação da secretária de Defesa Social de Diadema, na Grande São Paulo, Regina Maria Filomena de Luca Miki.

* Ela expos a séria de ações desenvolvidas em sua cidade que foram responsáveis pela diminuição drástica dos índices de criminalidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]