Os deputados aprovaram ontem, em segunda discussão, o projeto de Reni Pereira (PSB) que cria o pólo tecnológico de Foz do Iguaçu. As empresas que se instalarem na cidade poderão importar componentes e peças no Paraguai e adiar o pagamento do ICMS no ato da compra de produtos eletroeletrônicos e de informática. "Vamos incentivar a criação de indústrias e a geração de empregos, além de aumentar a arrecadação estadual", diz o deputado.
Desmanches A Assembléia também aprovou o projeto do deputado Mário Sérgio Bradock (PMDB) para coibir o furto e o roubo de veículos. A proposta prevê que os proprietários de lojas de auto-peças usadas serão obrigados a comprar apenas veículos baixados no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), com as notas fiscais dos vendedores. As peças não poderão ser retiradas dos veículos sinistrados e colocadas nas prateleiras.
Último debate Os dois candidatos à presidência nacional do PT, Raul Pont (da Democracia Socialista) e Ricardo Berzoini (Campo Majoritário), realizam o último debate sábado em Curitiba, antes da votação do segundo turno, marcada para domingo. No Paraná, a campanha de Pont está sendo coordenada pelo deputado federal Dr. Rosinha e a de Berzoini pelo presidente estadual da legenda, André Vargas.
Armado O governador Roberto Requião (PMDB) declarou ontem ser absolutamente contra o fim do comércio de armas no Brasil, apesar de ser o primeiro no Brasil a lançar a campanha de desarmamento. Em vez da proibição, Requião defende restrições ao porte de arma.
Federal Políticos da Região Sudoeste do estado a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), os federais Assis do Couto (PT) e Nelson Meurer (PP), e o prefeito de Francisco Beltrão, Vilmar Cordasso (PP) reuniram-se ontem com a direção do Cefet para discutir a federalização também do campus avançado da instituição. O Cefet passa a ser, no fim deste mês, Universidade Federal Tecnológica do Paraná.
Ainda Banestado A Comissão de Fiscalização da Assembléia começa a ouvir hoje representantes dos bancos responsáveis pelo processo de avaliação do Banestado, que determinou o preço da venda no processo de privatização. De acordo com o presidente da comissão, deputado Neivo Beraldin (PDT), os primeiros convocados devem entregar todas as planilhas de cálculos para que a assessoria técnica possa analisar como foi feito este trabalho.
Fidelidade O vereador Ney Leprevost decidiu continuar no PP. O parlamentar, que é pré-candidato a deputado estadual, avaliou que a população vai julgar os políticos também pela fidelidade partidária. "Tive convites de vários partidos, mas o PP tem sido um bom aliado do prefeito Beto Richa (PSDB)", ponderou.
Abril Pré-candidato ao Senado nas eleições de 2006, pelo PL, o presidente da Cohab-CT, Pastor Valdemir Soares, só deixa o cargo em abril. "Tenho um compromisso com o prefeito Beto Richa. Venho fazendo um trabalho de reestruturação no órgão e resolvendo problemas que pareciam insolúveis", declara Valdemir.
Planejamento O vereador Paulo Salamuni, pré-candidato ao Senado pelo PV, afirma que a sua campanha começa em janeiro, com viagens pelo estado em busca de votos. Os verdes pretendem lançar chapa completa em 2006, com candidato ao governo ainda não definido 81 nomes para a Assembléia e 45 para a Câmara.
Recusa A direção do PV garante que recebeu o pedido de três deputados estaduais e dois federais para ingressar na sigla, mas que os pedidos não foram aceitos. A resposta dada foi que "o partido optou por não aceitar a filiação de deputados eleitos em outros partidos".
Pinga-fogo
* A diferença de apenas 15 votos a favor de Aldo Rebelo (PCdoB) para a presidência da Cãmara é uma prova que a Casa está dividida e que a oposição se fortaleceu. A conclusão é do deputado federal paranaense Eduardo Sciarra (PFL).
* "A condição de Rebelo de testemunha de defesa de José Dirceu compromete sua isenção na presidência dos trabalhos", opina Sciarra.
* A violência contra a mulher é uma das preocupações da vereadora Dona Lourdes (PSDB). De posse de um estudo da Associação das Mulheres Donas de Casa, a parlamentar afirma que o risco de uma mulher ser agredida em sua casa é nove vezes maior do que ser agredida na rua.
* Para evitar a prática, Dona Lourdes defende o uso da lei e a conscientização da mulher.
* O governador reuniu ontem em Curitiba 216 prefeitos do estado para discutir ações de segurança pública. O encontro teve a participação da secretária de Defesa Social de Diadema, na Grande São Paulo, Regina Maria Filomena de Luca Miki.
* Ela expos a séria de ações desenvolvidas em sua cidade que foram responsáveis pela diminuição drástica dos índices de criminalidade.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais