• Carregando...

"Vou cuidar da cidade, que não estará à deriva. Serei um vigilante de Curitiba e peço a Deus que não aconteça nenhuma precipitação pluviométrica que cause enchente."

Vereador Jair César (PTB), ao saber que assumiria a cidade no lugar de Beto Richa.

Estréia – O vereador Jair César (PTB) toma posse da prefeitura hoje, às 14 horas. Ele assume a administração durante a licença do prefeito Beto Richa, que viaja amanhã com a família para os Estados Unidos, retornando no dia 8. Jair César será prefeito até domingo, quando passa a prefeitura para o vice-prefeito, Luciano Ducci, que durante esta semana também estará fora de Curitiba.

Secretariado – O secretário nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini, já confidenciou a diversos amigos que gostaria de voltar para Curitiba, de onde saiu para assumir a vaga em Brasília. Os petistas paranaenses, porém, não acham positivo que a secretaria, que teve tanto destaque no primeiro governo de Lula, deixe de pertencer a um paranaense.

Confiança – Além de Bianchini, esperam definição de Lula para as suas situações outros paranaenses de destaque no governo federal. O secretário pessoal de Lula, Gilberto Carvalho, já manifestou vontade de sair do Palácio do Planalto. Mas como homem de confiança de Lula, se o presidente aceitar que ele saia, deve ocupar outra função no governo.

Sorrisos – A secretária executiva do Ministério de Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, irmã de Gil Carvalho, e o coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca, são outros paranaenses que devem continuar no governo federal. Eles foram responsáveis por programas de destaque: Márcia com o Bolsa Família, e Pucca com o Brasil Sorridente.

Herança – Sem um grande sucessor para sua carreira política, o governador Roberto Requião (PMDB) já começa a pensar sério no assunto. Quer que essa pessoa seja de dentro de sua família. O irmão Maurício Requião provavelmente será candidato a deputado federal em 2010. Mas não vinga como o grande sucessor. Dessa forma, o governador já começa a trabalhar outro Maurício para sucedê-lo. É o filho, que se formou em Direito faz poucos anos e neste não saiu do lado do pai, observando e aprendendo todos os passos.

Em família – Há muita gente do governo e da base governista na Assembléia Legislativa reclamando que o atual presidente da Copel, Rubens Ghilardi, estaria praticando nepotismo explícito na empresa. Outros deputados não entendem o motivo da bronca, já que o exemplo vem de cima.

Sufoco – Os vereadores de Ponta Grossa decidiram mostrar serviço no fim de ano e limpar a pauta para não ser necessária a convocação extraordinária em janeiro. Sessões extras foram realizadas na quinta e na sexta-feira, mas o problema é que os projetos a serem votados não tinham sido analisados por todas as comissões internas. O resultado foi a suspensão, por horas a fio, dos trabalhos para apresentação de parecer. Depois de muita discussão, aprovaram o orçamento da cidade para 2007: R$ 307 milhões.

Mudanças – Um dos motivos da demora foi a polêmica que redefine a área urbana no município. Um projeto de lei de 1999 fez os distritos rurais engolirem porções bem urbanas da cidade. Uma chega até poucos metros de um dos shoppings do município. Interesses de cartorários estão norteando o redesenho do perímetro. A proposta de retroagir estava em pauta e foi aprovada, mas outra modificação importante foi incluída: os distritos estão mais próximos de conseguirem a emancipação. Basta querer e provar que conseguem se estruturar.

Extra – Vale lembrar que os vereadores de Ponta Grossa não recebem pagamento a mais – o chamado jetom – por convocações extraordinárias. Antes de curtir as férias, os vereadores ainda têm mais um compromisso. Em pleno dia 1.º de janeiro, a Câmara empossa a nova mesa executiva.

Pinga-fogo

O governador Roberto Requião (PMDB) passou o fim de semana na Granja Cangüiri recebendo presentes ••• Mas foram poucos privilegiados que conseguiram entregar pessoalmente o mimo de fim de ano ao governador ••• O governo do estado está em férias coletivas a partir de hoje, mas o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, tem trabalho marcado ••• Ele anuncia hoje, às 14 horas, a liberação de recursos do Ministério da Agricultura para aplicação em investimento em defesa sanitária animal e vegetal ••• O valor do convênio é de R$ 4,3 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]