A indicação do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara não é um fato isolado. Faz parte de uma estratégia mais ampla da Frente Parlamentar Evangélica, que reúne 68 deputados. O objetivo da bancada evangélica é ocupar espaço e postos-chave em comissões que tratam das reivindicações dos homossexuais, da flexibilização das normas sobre aborto e de políticas sobre drogas.
Os atritos com grupos de direitos civis, movimentos de direitos humanos, ativistas pró-aborto e em defesa da laicização do Estado só tendem a se intensificar nas comissões que tratam desses temas. Desde o início do ano, a bancada evangélica ocupa 18 das 72 cadeiras da Comissão de Seguridade Social e Família. Entre as atribuições da comissão estão a análise de projetos ligados à saúde pública como consumo de drogas e bebida alcoólica por jovens e à família, como o aborto e proteção à criança. Do grupo evangélico, seis são titulares na comissão e os outros 12, suplentes.
Na Comissão de Direitos Humanos, a frente conquistou 14 dos 36 postos e a presidência quase 40% das vagas. Sua tarefa é avaliar denúncias e projetos ligados à violação dos direitos humanos. Nesta comissão, ocorre o debate do projeto que pretende classificar a homofobia como crime.
Rádios e drogas
Outra comissão que desperta o interesse dos evangélicos é a de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Eles controlam 14 das 42 cadeiras do colegiado, com sete titulares e sete suplentes. Entre as atribuições dessa comissão está a análise de pedidos de concessão para rádios. Devem passar pela análise da comissão propostas que visam a proibir o aluguel de horários em canais de TV aberta algo usado com frequência por igrejas para transmissão de seus programas.
A frente ainda concentra forças em comissões criadas para analisar temas específicos. Uma delas é a do Sistema Nacional de Políticas Sobre Drogas, que aprovou, em dezembro, projeto de lei que aumenta a pena de traficantes e permite a internação compulsória de viciados.
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT
Conanda faz nova resolução para liberar aborto até 9 meses em meninas sem aval dos pais
Acidente entre três veículos deixa 38 mortos em Minas Gerais
Novela do orçamento mostra como Musk busca aumentar influência na administração pública dos EUA
Deixe sua opinião