O lançamento oficial da candidatura do senador Alvaro Dias (PSDB) hoje, em Santa Felicidade, deve reunir coligações adversárias. Irmão de Alvaro, Osmar Dias (PDT), candidato ao governo do estado, já confirmou presença. Convidado pessoalmente pelo senador tucano, o deputado estadual Hermas Brandão (PSDB) candidato a vice na chapa do governador Roberto Requião (PMDB), também estará no almoço.
Alvaro telefonou para diversas lideranças políticas de partidos aliados a Osmar Dias e a Requião para convidar para o almoço, em um esforço para tirar o constrangimento causado pela divergência interna do PSDB em torno da coligação com o PMDB. O senador apóia publicamente Osmar na disputa pelo Palácio Iguaçu, mas oficialmente está na chapa de Requião. "Está havendo uma confusão grande em função dessa indefinição sobre a coligação do PSDB com o PMDB e quis explicar para as pessoas que gostaria do apoio delas", disse Alvaro Dias.
O vereador Mário Celso (PSDB), por exemplo, que apóia Requião e Hermas, perguntou ao senador se ele não se importaria com essa posição. "Ele me disse que não haveria problema, que ele quer o apoio de todos", afirmou Celso.
A indefinição da aliança se deve pela pendência ainda não respondida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se a coligação será válida. Apesar da convenção estadual tucana ter definido, com diferença de cinco votos, pela coligação com o PMDB, o diretório nacional do PSDB enviou uma carta ao tribunal comunicando que a coligação não deve ser homologada. Ainda não há data para a análise da questão pela corte do TRE.
Alvaro Dias disse que o PSDB regional não sabe qual será o posicionamento do diretório nacional no caso da coligação ser homologada. "Não podemos exigir mais da direção nacional. Eles ficaram do nosso lado e o que podiam fazer fizeram. Agora o objetivo principal é ampliar os apoios a Alckmin e há um apelo para que não haja conflitos com o PMDB nos estados", disse o senador.
Além de ir ao lançamento da candidatura de Alvaro, Hermas Brandão pediu a todos os deputados do seu partido que compareçam. O apoio, porém, ainda não é explícito. Apesar de Alvaro Dias integrar a chapa inscrita pela coligação Paraná Forte (PMDB-PSDB-PSC), como um dos candidatos majoritários, no site oficial da campanha de Requião seu nome não consta no link "Nossos Candidatos", onde estão apenas o próprio governador e Hermas.
Alvaro Dias fará um discurso antes do almoço, previsto para começar ao meio-dia, mas apenas Osmar deve ter direito à palavra, além dele. "Não poderei abrir espaço para todas as lideranças, se não ficamos lá até o ano que vem", brincou o senador tucano. O prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB), que estará pela manhã em um evento da prefeitura ao lado de Osmar Dias, deve ir ao almoço em Santa Felicidade, em seguida.
Deixe sua opinião