• Carregando...
Câmara de Curitiba: protesto e tumulto no início do segundo semestre. | César  Brustolin/SMCS
Câmara de Curitiba: protesto e tumulto no início do segundo semestre.| Foto: César Brustolin/SMCS

Correção

Jornal errou dono de empresa

A edição de ontem da Gazeta do Povo errou ao informar que o publicitário Hélcio "Kal" Gelbecke é sócio da empresa Chagas e Chagas, uma das agências que disputam a nova licitação da Câmara Municipal de Curitiba. Os sócios da empresa são Adalberto Diniz e Yeda Diniz.

Sindijor repudia agressão verbal a jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor) repudiou ontem a agressão verbal feita pelo presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), ao jornalista Karlos Kohlbach, da Gazeta do Povo. Em entrevista concedida na segunda-feira à rádio CBN, Derosso disse que "infelizmente o jornalista da Gazeta foi mau caráter".

Em nota, o sindicato afirmou que, "ao insultar um jornalista no desempenho de suas funções, num ato de injustificável agressividade para tentar neutralizar as suspeitas que pesam contra si, Derosso apenas reprisa a conduta lastimável de homens públicos surpreendidos em situação comprometedora e que não encontram resposta melhor do que tentar desqualificar o trabalho da imprensa ou a honra dos jornalistas".

Derosso foi entrevistado na rádio para explicar denúncias feitas pela Gazeta do Povo referentes a contratos de publicidade firmados pela Câmara com a agência da jornalista Cláudia Queiroz Guedes, que é mulher do vereador.

Ameaça

Já o jornalista Francisco Marés, que também assinou reportagens da Gazeta do Povo sobre o assunto, recebeu ameaças de agressão física de outra pessoa envolvida nas investigações do caso. A Gazeta do Povo repudia qualquer tipo de ameaça a seus jornalistas e segue com o compromisso de apurar e divulgar fatos de interesse público.

A Visão Publicidade, empresa que venceu a última licitação de publicidade da Câmara de Curitiba, em 2006, fechou no ano passado uma parceria com outra empresa de comunicação, a Trade Marketing, que atualmente disputa o novo processo licitatório para prestar serviços de propaganda ao Legislativo. Quando isso ocorreu, a Visão ainda administrava uma conta publicitária total de R$ 26,8 milhões da Câmara – o contrato da empresa só venceu há alguns meses.

A Trade, cuja razão social é Chagas e Chagas, cedeu espaço físico para que o proprietário da Visão, Adalberto Gelbecke Jr., mantivesse sua atividade. E passou a remunerar Gelbecke para que ele trouxesse novos clientes à Trade. Gelbecke, porém, diz que, até em razão dos termos de seu contrato com o Legislativo, nunca repassou para a agência parceira nenhum serviço referente à Câmara.

Gelbecke ainda afirma que a Visão está perto de encerrar as suas atividades. Segundo eke, a empresa, depois do fim de seu contrato com o Legislativo municipal, mantém apenas um último contrato. "A Visão quebrou", diz Gelbecke Jr.

Entre 2006 e 2011, a Visão foi uma das responsáveis por fazer o atendimento à Câmara, junto com a Oficina da Notícia – empresa de propriedade da mulher e do sogro do presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB).

Outra parceria

A empresa de Hélcio "Kal" Gelbecke, irmão de Adalberto, a Fonte Comunicação, também acertou uma parceria semelhante com a Trade. Adalberto Diniz, dono da Trade, afirma que a sua relação com a Visão não tem nenhuma influência na sua tentativa de assumir a conta de publicidade da Câmara. "Tenho 18 contas públicas. Mas nunca prestei serviços para a Câmara de Curitiba", diz.

A Câmara de Curitiba realiza atualmente uma licitação para contratar novas empresas de publicidade. O contrato que mantinha com a Visão e com a Oficina da Notícia desde 2006 foi encerrado neste ano. Os envelopes com as propostas foram abertos nesta terça-feira, mas o resultado ainda não foi divulgado.

Seis agências disputam o contrato, de R$ 4,8 milhões anuais. Além da Chagas e Chagas/Trade, participam da concorrência a RZ Comunicação, a CCZ Publicidade e Marketing, a Elétrica Comu­­nicação, XOK Publicidade e a By Vivas Agência de Publicidade. O resultado deve ser conhecido dentro de 15 dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]