O ex-controlador do Banco Santos Edemar Cid Ferreira foi preso na manhã desta terça-feira (12) pela Polícia Federal em São Paulo. O filho do banqueiro, Rodrigo Rodrigues, também foi detido. Os dois foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória 2, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Entre maio e agosto, Ferreira passou quase três meses preso na Penitenciária 2, em Tremembé. Ele havia sido libertado graças a uma liminar do Supremo Tribunal Federal. Na segunda-feira, (11) a 6ª Vara Federal de São Paulo emitiu o novo pedido de prisão, cumprido por volta das 5h desta terça na casa do ex-banqueiro, no Morumbi.
O ex-banqueiro teve a prisão preventiva decretada pela primeira vez em 26 de maio a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que o acusava de ocultar obras de arte de sua coleção e tentar obstruir o andamento do processo criminal que corre contra ele na Justiça. Ferreira deixou a penitenciária de Tremembé após o Superior Tribunal Federal suspender sua prisão preventiva, em 22 de agosto.
O Banco Santos, com rombo estimado de quase R$ 3 bilhões, teve sua falência decretada em 20 de setembro do ano passado, após quase um ano sob intervenção extrajudicial. O Banco Central tomou o controle do banco em novembro de 2004. Os credores perderam cerca de US$ 1 bilhão aplicados em bancos controlados por Cid Ferreira ou conectados a ele.