O sociólogo baiano Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura, vai assinar sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) no dia 2 de fevereiro, em Salvador, deixando o Partido Verde (PV), o qual ele ajudou a fundar. Como integrante do PV, Juca foi secretário-executido do Ministério da Cultura (MinC) entre 2003 e agosto de 2008, na gestão de Gilberto Gil. A partir dali, com a renúncia de Gil, ele assumiu como ministro, cargo que manteve até o fim do segundo mandato de Lula, em dezembro de 2010.

CARREGANDO :)

No fim de sua gestão, grupos de artistas se manifestaram para sua continuidade no cargo, mas a presidente Dilma Rousseff preferiu nomear Ana de Hollanda, que é ligada ao PT, como ministra da Cultura. Durante a campanha de Dilma, Juca chegou a pedir suspensão de sua filiação do PV, por discordar do partido na candidatura de Marina Silva à presidência.

A data da filiação foi escolhida por Juca por ser o Dia de Iemanjá. Atualmente, o ex-ministro vive em Madri e trabalha para a Secretaria Geral Ibero Americana.

Publicidade