O ex-secretário de Saúde do município de Braganey, na região Oeste do Paraná, tornou-se alvo de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do estado (MP-PR). Em sua gestão à frente da Secretaria, Airton Antonio Zanin emprestou um micro-ônibus para que um grupo de torcedores do Corinthians fossem ao Paraguai, assistir a um jogo da equipe, em abril do ano passado.
Segundo a promotora de Justiça, Cláudia Tonetti Biazus, o veículo pertencia à Secretaria de Saúde e deveria ser usado exclusivamente no transporte da população a consultas, exames e outros procedimentos médicos. Na avaliação do MP-PR, o ex-secretário incorreu em improbidade administrativa.
Na ocasião, o micro-ônibus foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que aplicou uma multa, porque o veículo transportava passageiros sem autorização. Após a excursão, Zanin foi exonerado do cargo. Os torcedores assistiram ao jogo Nacional (Paraguai) x Corinthians, em Assunção no Paraguai, em partida válida pela Copa Libertadores da América.
O ex-secretário disse que ainda não foi notificado da ação civil pública movida pelo MP-PR e atribuiu a denúncia a "questões políticas". Ele disse que o empréstimo de ônibus e veículos municipais era praxe em Braganey. "Sempre emprestaram para alunos irem a Foz do Iguaçu, para jogos", afirmou.
Zanin acrescentou que pagou a multa aplicada pela PRF e que cobriu os gastos com um pneu que estourou durante a viagem. Os próprios torcedores teriam custeado os gastos com o motorista e combustível. "Eles foram até Foz do Iguaçu e, de lá, pegaram outra condução até o estádio no Paraguai", disse.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja