O ex-secretário estadual de Assuntos Estratégicos durante o governo de Jaime Lerner, Alexandre Fontana Beltrão, foi condenado pelo Tribunal de Contas do Paraná a devolver R$ 180 mil aos cofres públicos. O acórdão com a decisão ainda não foi publicado e a demora no trâmite do julgamento foi motivada por diversos recursos interpostos pela defesa de Beltrão. De acordo com o conselheiro Nestor Baptista, que é relator do processo, o político contratou irregularmente o Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD) em 2002 para estudos, análises e levantamentos da Base de Dados do Estado. Tudo foi feito sem qualquer processo licitatório.
A reportagem não conseguiu localizar Beltrão nem sua defesa. Quatro advogados que já prestaram serviços ao ex-secretário foram contatados, mas nenhum deles quis falar sobre o assunto. Um dos advogados que já representou o político e não quis se identificar, informou que o ex-secretário está morando no Rio de Janeiro.
Beltrão já foi presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) de 1995 a 1998 e também secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior durante o governo de Lerner.