Os ex-vereadores Jônatas Pirkel, Horácio Rodrigues Sobrinho e José Gorski não possuem mais mandato na Câmara Municipal de Curitiba. Os três, no entanto, não abandonaram a relação com o Legislativo municipal nem com a prefeitura da capital e estão lotados em cargos comissionados. Mas Horácio e Gorski não têm sido encontrados nos locais onde foram nomeados. O primeiro, na Câmara, e o segundo, na prefeitura.

CARREGANDO :)

A Gazeta do Povo entrou em contato com o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), para saber quantos ex-vereadores trabalham no local. O tucano afirmou que só Jônatas Pirkiel atuava no Legislativo municipal, como assessor da presidência. "Ele presta assessoria para mim e para os vereadores. Foi presidente da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) e pode dar uma orientação melhor aos parlamentares", disse Derosso.

Pirkiel foi nomeado em 1.º de janeiro deste ano. "Trabalho direto com os vereadores. Aceitei o convite do Derosso e venho todos os dias à Câmara. Trabalhei na campanha do ex-prefeito Cassio Taniguchi, no ano passado, quando ele foi candidato a deputado federal. Tinha a expectativa de ir para a prefeitura, mas não ocorreu e o Derosso me chamou para trabalhar com ele", contou o ex-vereador, que está filiado ao DEM. Pirkiel também afirmou que só havia ele de ex-parlamentar atuando no Legislativo municipal.

Publicidade

A reportagem procurou o Cerimonial da Câmara para saber quantos ex-parlamentares trabalhavam na Casa. Foi confirmada a informação de que só Pirkiel atuava entre os vereadores. A Gazeta do Povo questionou a nomeação de Horácio Rodrigues Sobrinho, que ocorreu em 14 de março deste ano. Depois do questionamento, a diretoria de Recursos Humanos (RH) confirmou a contratação.

Alguns minutos mais tarde, Derosso telefonou para a Gazeta do Povo dizendo que havia sido informado, pelo RH da Casa, que Horácio também foi nomeado para assessor da presidência há três meses. "Ele também trabalha com a gente. É experiente, tem três mandatos como presidente da Casa. Eu havia me esquecido dele", disse. A reportagem tentou contato com o ex-vereador e atual assessor do presidência da Câmara, mas não conseguiu encontrá-lo.

Situação semelhante ocorre com o ex-vereador José Gorski. Ele tem cargo em comissão na prefeitura de Curitiba desde 14 de janeiro de 2005. E nem ele mesmo soube explicar qual função exerce. A reportagem telefonou para a residência do ex-parlamentar às 15h30 e 16 horas há dez dias e o próprio Gorski atendeu o telefonema. Ao ser perguntado sobre sua atividade profissional, disse que estava aposentado e que fazia alguns "trabalhos pela cidade". O ex-vereador não negou que tinha cargo comissionado no Executivo municipal e afirmou que "tem ido à prefeitura". "Estou com um problema de visão e ajudando a minha esposa, que está doente. Mas não é que eu não trabalhe", disse.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que não tinha nada a falar sobre o caso. Outros assessores ligados a Richa, no entanto, afirmaram que Gorski tem trabalhado visitando obras com o prefeito e que, nos últimos dias, o ex-vereador estava doente. Porém, não informaram se ele estava oficialmente de licença médica.