Campo Mourão A prefeitura deverá pagar ainda neste ano cerca de R$ 725 mil de indenização a ex-vereadores do município. O pagamento é o resultado de uma ação ajuizada em 1992 por 9 dos 11vereadores da Câmara de Campo Mourão, que atuaram na legislatura de 1983 a 1988. Entre eles está o atual prefeito da cidade, Nelson Tureck (PMDB), e o vice Moacir Porciúncula (PSDB), que juntos devem receber cerca de R$ 160 mil.
Em 1984 o Tribunal de Contas (TC) determinou, após a aprovação de um projeto de deputados estaduais, a redução de salários dos vereadores. Oito anos depois, alegando que o município não deveria ter feito a redução, os vereadores entraram com ação contra a prefeitura pedindo o ressarcimento. No início do ano, o Tribunal de Justiça entendeu que a redução de salários foi irregular e determinou que o município devolvesse os salários aos ex-vereadores. "Se eu não brigar pelos meus direitos, quem deve fazer isso?", questionou o prefeito. Segundo ele, o projeto apresentado na época pelos deputados para redução dos salários dos vereadores era "demagogo". "Era algo para ganhar eleição na época", diz.
Tureck disse que todo o dinheiro que ele deve receber da própria prefeitura será doado. "Assim que esse dinheiro estiver em minhas mãos, vou doar para o asilo da cidade, para Apae e para Associação de Pais e Mestres (APM)", promete. O vice-prefeito foi procurado, mas não estava na cidade. Já o ex-vereador Ephgênio José Carneiro, um dos beneficiados pela ação, pretende utilizar o dinheiro para pagar dívidas.
Como já existe previsão orçamentária para pagar as indenizações, a Procuradoria Geral do Município pretende entrar em contato com os autores da ação para parcelar o pagamento.
Deixe sua opinião