Mais de dez municípios do Agreste e do Sertão de Pernambuco, que decretaram estado de emergência em conseqüência da estiagem, receberam abastecimento de água potável por carros-pipa. A operação emergencial, iniciada no último dia 6, é coordenada pelo Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, em Garanhuns, a 228 quilômetros da capital.
Segundo o chefe da operação, capitão Ivan Hans, a meta é atender inicialmente sete mil moradores de sítios e povoados afastados das cidades assoladas pela seca.
- Sete carros-pipa contratados pelo Exército estão sendo empregados no transporte da água, fornecida pela Companhia Pernambucana de Saneamento, Compesa - disse.
Com a seca, as lavouras de subsistência das cidades afetadas já estão comprometidas. Informações do Serviço de meteorologia de Pernambuco indicam que as chuvas dos primeiros três meses deste ano tiveram índice 50% inferior ao fluxo considerado normal para o período. Entre os municípios beneficiados com água estão Arcoverde, Custódia, Pesqueira, Sertânia e Tabira.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast