Os aeroportos do país tiveram uma manhã considerada tranqüila neste sábado, com poucos atrasos, considerando os últimos dias de caos . Em Brasília, apenas três decolagens atrasaram, e por pouco tempo e até o meio-dia não houve nenhum vôo cancelado.
Mas, segundo a previsão da Infraero, é que o movimento nos aeroportos aumente com a proximidade das festas de fim de ano. Em alguns aeroportos, muitos passageiros chegaram com horas de antecedência temendo um novo dia de caos e espera.
22 de dezembro, 'Dia D'
O Comando da Aeronáutica teme que uma nova operação-padrão possa ser deflagrada ainda este mês pelos controladores de vôo, causando mais transtornos no tráfego aéreo, às vésperas dos feriados de Natal e Ano Novo, conforme matéria publicada no jornal O Globo deste sábado. A data considerada referência para essa paralisação - total ou parcial - seria a de 22 de dezembro. As autoridades da Aeronáutica consideram que a "travessia" de dezembro sem novos transtornos depende de um conjunto de fatores, alguns fora do controle dos militares, como uma nova operação-padrão.
- A FAB tem capacidade de fazer o controle aéreo sem problemas neste período (até o fim do ano). Mas algumas ações dependem de outros órgãos, e algumas situações não teríamos como prever, como uma gripe coletiva dos controladores - observa uma fonte do Comando, referindo-se, de forma irônica, ao risco de nova operação-padrão.
A "gripe" é uma alusão, ainda, a uma das armas dos controladores para fazerem greve branca: o pedido de licença médica de muitos profissionais ao mesmo tempo. Desde que estourou a crise, há cerca de dois meses, o Comando da Aeronáutica decidiu melhorar seus mecanismos de monitoramento dos profissionais, com um trabalho de contra-informação. Isso porque teme ser pego de surpresa novamente. Os militares acompanham todos os movimentos dos controladores - a possibilidade de operação-padrão teria sido mencionada em comunidades do site de relacionamento Orkut.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião