• Carregando...
José Eduardo Cardoso | Antonio Cruz/ Agência Brasil
José Eduardo Cardoso| Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
  • Orlando Pessuti, ex-governador do Paraná

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou ontem requerimento de convocação dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso (foto), e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para prestarem esclarecimentos sobre o assassinato de produtores rurais promovidos por indígenas no Rio Grande do Sul. Segundo a comissão, dois agricultores, de 26 e 41 anos, foram imobilizados e mortos a tiros por índios caingangues no dia 28 de abril. O requerimento diz que eles receberam tiros nos órgãos genitais e foram espancados até a morte. O ministro de Indústria e Comércio, Mauro Borges, também terá de ir à Câmara. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou ontem a convocação de Borges para prestar esclarecimentos sobre um empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à construtora Odebrecht. A convocação foi sugerida pelo presidente da comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), que considerou um desrespeito o fato de o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, ter enviado um substituto ontem para prestar esclarecimentos sobre o tema.

Aliás...

Gilberto Carvalho estará em Curitiba na terça-feira (13) para conversar com representantes movimentos sociais sobre a realização da Copa do Mundo na cidade. O seminário "Diálogos: Governo-Sociedade Civil" acontece às 13h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná - APP Sindicato (Avenida Iguaçu, 880, Rebouças).

Reação

A entrevista do governador Beto Richa (PSDB) no programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira, teve repercussão entre os senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB), principais alvos de críticas do tucano. Em nota, Gleisi disse que Richa está errado quando afirma que o Paraná sofreu discriminação do governo federal na liberação de empréstimos. Para a petista, o tucano "incorreu em calúnia e difamaçãoRequião publicou respostas ao governador pelo Twitter, durante o programa. Por meio da assessoria, o senador disse que o Richa tem "fixação" no governo anterior.

Brindes não

O deputado federal e pré-candidato ao governo do Rio Anthony Garotinho (PR) foi proibido pela justiça eleitoral de participar do programa diário de rádio "Fala Garotinho", realizar caravanas e distribuir qualquer tipo de brinde. A justiça entendeu que Garotinho faz propaganda eleitoral antecipada por meio dessas atividades, e determinou o envio de sua decisão ao Ministério Público Eleitoral. Garotinho promete recorrer

Fica no cargo

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná acatou o recurso que afasta a cassação de Dartagnan Calixto Fraiz (PSD) e Nadir Sara Melo Fraga Cunha (PMDB), prefeito e vice-prefeita de Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro do estado. Eles são acusados de captação ilícita de recursos para a campanha de 2012. O TRE entendeu que os R$ 439 que eles não conseguiram comprovar na prestação de contas não seria capaz de gerar um desequilíbrio na campanha.

Pinga-fogo

"Coloca uma fotografia bonita do menino porque ele é gente boa, ele é muito mais bonito que o pai e muito mais qualificado tecnicamente que o pai."

Orlando Pessuti, ex-governador do Paraná, em entrevista à Gazeta do Povo, comentando a indicação do filho dele, Orlando Moyses Fischer Pessuti, para o cargo de conselheiro da Itaipu. Pessuti deixou o cargo para dar lugar ao filho.

Colaborou: Katna Baran

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]