Em alta
MP no Sudoeste
Promotorias do Ministério Público (MP) de 14 cidades do Sudoeste do Paraná deram prazo até fim de janeiro para as prefeituras adequarem seus quadros de funcionários e eliminarem irregularidades como nepotismo e excesso de comissionados.
Em baixa
Governo do Paraná
Após denúncias de advogados, o governador Beto Richa (PSDB) admitiu que foram feitos saques irregulares de depósitos judiciais que eram de terceiros. Segundo o governo, o dinheiro foi devolvido aos seus donos.
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) tem até a próxima quinta-feira para informar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) os dados finais sobre o cumprimento da Meta 18 de 2013. A meta estabeleceu prioridade para o julgamento de todos os processos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública distribuídos até o final de 2011. A assessoria do órgão informou que, com o fim do prazo, vai poder explicar porque houve mudança nos dados entre agosto de 2013 e janeiro deste ano. Matéria publicada no início do mês pela Gazeta do Povo mostrou que, nas informações divulgadas até então, a Justiça paranaense teve o quarto pior desempenho do país: cumpriu 26% da meta, enquanto que a média nacional foi de pouco mais de 54,5%. Dos 1,5 mil processos de corrupção e improbidade cadastrados até 2011, o TJ-PR teria deixado de julgar mais de 1,1 mil. Porém, em agosto, ainda sob a gestão do desembargador Clayton Camargo (foto), o tribunal paranaense havia informado ao Conselho que já tinha cumprido 99% da meta.
Sofá na praça
Os vereadores de Curitiba estão em recesso, mas aproveitam que a estrutura da prefeitura continua operando para fazer centenas de requerimentos. Nessas três primeiras semanas de 2013, foram 434 pedidos, dos mais variados tipos. Num deles, por exemplo, o vereador Geovane Fernandes (PTB) pede a retirada de um sofá velho da praça Imer Colares Marques, no Xaxim.
CPI, o retorno
A CPI do Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná irá retomar as reuniões no dia 4 de fevereiro. Os deputados terão que correr contra o tempo: a comissão tem até o dia 2 de março para encerrar as investigações sobre as concessões de pedágio no estado.
Mutirão em Londrina
Um mutirão realizado em Londrina conseguiu zerar o estoque de processos passivos envolvendo dívidas com a prefeitura. Em seis meses, a Procuradoria-Geral do Município conseguiu finalizar mais de 30 mil processos de execuções fiscais acumulados desde o início da década de 1990 um recorde histórico. A estimativa do ex-titular da Procuradoria e líder do mutirão, Zulmar Fachin, é de que, com isso, a prefeitura receba, pelo menos, R$ 550 milhões por meio da dívida ativa.
Pinga-fogo
"Se trata de suborno, parece óbvio, de funcionários. Agora, qual o elo disso com o governador ou com o partido? Eu não vi. Nem indício".
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente, sobre as denúncias de cartelização dos metrôs e trens de São Paulo.
Colaboraram: Tatiane Salvatico, Katna Baran, Rogerio Waldrigues Galindo e Bruna Maestri Walter.
Deixe sua opinião