Vídeo:| Foto: RPC TV

O deputado estadual Fábio Camargo elegeu-se para o Legislativo do estado pelo antigo PFL, hoje DEM. Mas a vontade de ser candidato a prefeito de Curitiba o levou para o PTB. E, tanto no Paraná quanto nacionalmente, ele já ganhou o aval dos dirigentes petebistas para disputar a prefeitura da capital paranaense.

CARREGANDO :)

Fábio Camargo, que já foi vereador em Curitiba e tem como base eleitoral os bairros da capital, aposta para a campanha do ano que vem em propostas como a redução do Imposto Sobre Serviço (ISS) de 5% para 2%; a criação da Secretaria Municipal do Deficiente; em um programa para facilitar a obtenção de alvarás pelas empresas; em uma maior aplicação de recursos na saúde; no tratamento do lixo orgânico; na reativação dos módulos policiais; e na criação da "Praia do Iguaçu", que seria a transformação das cavas em locais de lazer.

"A redução do ISS seria na faixa de 1% ao ano. Isso ampliaria a arrecadação, com o retorno para a capital das empresas que estão na região metropolitana. E, quanto ao ‘Programa Alvará Fácil’, todos os órgãos responsáveis pelas vistorias seriam reunidos em um mesmo departamento", explica o deputado

Publicidade

Camargo aponta ainda alguns outros pontos ruins existentes no município. "Curitiba precisa avançar na questão do tratamento de lixo. O aterro da Caximba está esgotado e não existe outra área para se construir um novo aterro sanitário. A solução para isso está no tratamento do lixo orgânico", afirma Camargo. Ele ainda critica o fato de a cidade não se preocupar com a acessibilidade dos deficientes. "Curitiba tem alguns equipamentos nesse sentido, mas ainda está longe de atender de forma mais efetiva a essa população."

Para o pré-candidato à prefeitura curitibana, uma grande dificuldade enfrentada pelo município está no setor do comércio, que sofre com a burocracia do Executivo. "É preciso que a prefeitura torne mais fácil e estimule o comércio local. Obviamente, é fonte de geração de impostos e empregos."

Mas nem só de críticas em relação à cidade vive Camargo. Para ele, as administrações municipais passadas foram boas e deixaram uma capital organizada. "Curitiba é uma cidade que tem boa estrutura. É limpa e tem boa qualidade de vida. Isso se deve, em parte, à questão cultural, porque mesmo as camadas da população mais humilde e com menos acesso à educação têm um comportamento construtivo. Além disso, praticamente todos aqueles que ocuparam a prefeitura, particularmente da década de 1960 para cá, deixaram contribuições importantes para a cidade. O resultado é que hoje temos uma cidade com razoável estrutura de transporte e de administração pública."

Antes, porém, de sair às ruas pedindo votos, Camargo tem como objetivo e missão reestruturar o PTB tanto em Curitiba quanto na região metropolitana. Para isso, o deputado tem se deparado com situações em relação às quais tem de ser, ora situação, ora oposição ao governo do estado, mesmo sendo genro do atual chefe da Casa Civil estadual, Rafael Iatauro.

O fato de ter o sogro como homem forte no governo, no entanto, não atrapalha Camargo a defender posições totalmente independentes ou contrárias ao Executivo estadual, como a legalização dos jogos de azar. Ele é abertamente a favor. E o deputado, durante toda a carreira política, foi um oposicionista ao estilo Requião de governar. Atual-mente, para evitar confrontos tão ríspidos com os requianistas, declarou-se do bloco independente na Assembléia Legislativa.

Publicidade

* * * * *

Amanhã, leia outra reportagem sobre os pré-candidatos a prefeitura de Curitiba.