Beto Richa será o primeiro dos candidatos à prefeitura de Curitiba a se encontrar com empresários na Associação Comercial do Paraná. Beto deve apresentar sua proposta de trabalho no dia 25. A ACP também vai apresentar sugestões ao candidato à releição.

CARREGANDO :)

Ricardo Gomide (PCdoB) será o segundo candidato a reunir-se com os empresários. O encontro será no dia 1.º de setembro. A seguir, será a vez de Carlos Moreira Júnior (PMDB), no dia 9; a petista Gleisi Hoffman, no dia 15; com Maurício Furtado (PV), no dia 22; e com Fabio Camargo (PTB), no dia 29. A ACP ainda não confirmou as participações de Lauro Rodrigues (PTdoB) e Bruno Meirinho (PSol).

* * * * * *

Publicidade

Oportunidade

O horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio começa na próxima terça-feira. Quem vai estrear a programação são os candidatos a vereador. Os eleitores terão quase um mês para conhecer as propostas das pessoas que desejam representá-los. Apesar de mudar o hábito televisivo das pessoas, é uma ótima oportunidade para saber quem são os candidatos e o que prometem.

Apenas dois

Quase 50% dos municípios brasileiros apresentam apenas dois candidatos a prefeito para as eleições deste ano, segundo o TSE. Até agora, 2.751 das 5.563 cidades do país têm dois concorrentes – 49,45%. De acordo com o TSE, outros 128 municípios do país registram um único candidato a prefeito. Caso algum dos municípios continue nesta condição, com um único candidato, ele será eleito com qualquer número de votos.

Mais tempo

Publicidade

A CPI das Grampos pode ser prorrogada por mais 120 dias, a partir do dia 5 de setembro, a data prevista para o seu encerramento. O presidente da comissão, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), apresentou pedido de ampliação do prazo da CPI ao presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). A solicitação deverá ser votada na quarta-feira.

Segredo de Justiça

O STF determinou na semana passada que as operadoras de telefonia repassem informações à CPI dos Grampos, mas sem que se prejudique o segredo de Justiça que protege os mandados e as ordens judiciais de interceptação. O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) vai sugerir que a CPI encaminhe novo pedido ao Supremo "lembrando que não se trata de quebra de segredo de Justiça, mas de transferência de dado sigiloso".

Mais cassados

O TRE cassou na quinta-feira mais quatro vereadores paranaenses – de Jesuítas, Paula Freitas, Santa Isabel do Ivaí e Sertanópolis – por infidelidade partidária. Com essas decisões, subiu para 160 o número de parlamentares que perderam o mandato por trocarem de partido depois de eleitos por outras legendas.

Publicidade

Vices

Normalmente sombras do candidato protagonista, os concorrentes ao cargo de vice-prefeito terão, neste ano, papel de destaque nas urnas: as fotos deles aparecerão na hora do voto. Figuras já acostumadas aos flashes ou apenas associadas aos bastidores da política, os vices, constitucionalmente, têm a função de substituir o mandatário em casos de viagem ao exterior e cassação do mandato. Na campanha, no entanto, a atribuição se amplia: eles somam tempo para o horário eleitoral gratuito e tentam angariar votos em áreas em que o cabeça da chapa é frágil.

Terreiros

Cansados de ser ora alvo da perseguição de políticos — que costumam desaparecer após as eleições —, ora de seus interesses, babalorixás e ialorixás pernambucanos resolveram contra-atacar: lançaram em Pernambuco candidatos próprios para representar interesses da umbanda e do candomblé. Filiados ao PT, ao PCdoB e ao PTB, eles disputam eleições como legítimos indicados de pais, mães e filhos de santo em três principais municípios pernambucanos.

* * * * * *

Publicidade

Pinga-fogo

Às vésperas de completar um ano, o processo do mensalão vai ganhar o mundo. Entre as 641 testemunhas de defesa indicadas pelos 39 réus, 13 moram em outros países: Estados Unidos, Portugal, Argentina e Bahamas. Como a Justiça costuma ter dificuldade para localizar testemunhas no exterior, a indicação dos nomes é considerada por técnicos do STF uma estratégia para retardar ainda mais o julgamento do caso. O STF terá de enviar correspondência à Justiça do outro país pedindo para juízes de lá ouvirem as testemunhas. A transcrição do depoimento é enviada ao Brasil.