• Carregando...

"O pessoal brinca de fazer lei aqui."

Élton Welter, líder da bancada do PT na Assembléia, criticando o excesso de projetos incluindo novas disciplinas no currículo escolar.

Falta – O líder da oposição na Assembléia, Valdir Rossoni (PSDB), resolveu não aceitar o convite do governador Roberto Requião (PMDB) para participar hoje da escolinha semanal do secretariado. O deputado disse que não vai se expor no meio de todos os funcionários com cargos de confiança do governo sem direito a palavra. Só iria se tivesse microfone aberto. "Fui eleito para debater os problemas do Paraná na Assembléia. Posso inverter o convite para ele (Requião)."

Recuperando – O governador Roberto Requião (PMDB) confirmou presença hoje na Escola de Governo, mas ontem passou o dia de cama com problemas no sistema urinário. Cancelou todos os compromissos. O médico do governador, Marcos Caron, foi à Granja Cangüiri prestar atendimento.

Venham – O Partido Republicano (PR) pode incitar uma dança de cadeiras na Assembléia Legislativa. Mauro Moraes (PMDB) foi convidado a entrar na legenda e assumir a presidência do partido na capital. Outro do PMDB, Édson Strapasson, também recebeu convite. O deputado Carlos Simões (PTB) já confirmou presença na nova sigla. Eles devem se somar ao único representante do partido na Assembléia, Chico Noroeste.

Crescendo – O presidente do PR no Paraná, deputado federal Fernando Giacobo, garante que 22 prefeitos estão se filiando ao partido. Na Câmara Federal, a legenda tem ainda os paranaenses Chico da Princesa e Aírton Roveda. Para os futuros filiados, só há uma condição: apoiar o governador Roberto Requião (PMDB) e o presidente Lula (PT).

Cópia – O líder do PDT, Luiz Carlos Martins, vai propor a criação da Escola da Oposição, nos moldes da escolinha do governador. E vai reivindicar que Requião garanta à bancada minoritária o mesmo tempo de televisão que a reunião semanal do secretariado. "Só temos de achar um local porque aqui no plenário está difícil fazer oposição", provoca, referindo-se ao rolo compressor da bancada governista.

Depois – O senador Osmar Dias (PDT) se reúne hoje com a cúpula nacional do PFL. Vai dizer não ao convite para entrar no partido. Para o senador e seus aliados, não é hora para mudanças. A reforma eleitoral está para sair e daqui a dois anos tem eleição municipal. "O momento é complicado", diz o vice-presidente do PDT, Augustinho Zucchi.

Erro – O secretário-geral do PFL do Paraná, deputado estadual Élio Rusch, duvida de que Osmar Dias se sentirá confortável no PDT quando o partido declarar apoio oficial ao presidente Lula (PT). "Foi o Lula um dos responsáveis por tirar a eleição do Osmar" , disse Rusch, ao lembrar o apoio do presidente à reeleição do governador. O deputado estará hoje em Brasília para a mudança do nome da sigla, que passa de PFL para "Os Democratas".

Pauta – O secretário da Agricultura, Válter Bianchini, vai a Brasília hoje na transmissão do cargo ao novo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, levando uma pauta de reivindicações do Paraná. Bianchini vai pedir uma atenção especial para a política nacional de incentivo ao trigo brasileiro.

Sanidade – Bianchini também vai reivindicar ações do Ministério da Agricultura para reforçar a sanidade agropecuária e, ainda, medidas na área de crédito rural para a safra de verão 2007/2008, que começa a ser plantada em agosto.

Interação – Outro que também vai prestigiar a transmissão de cargo de Stephanes é o secretário de Obras, Marcelo Almeida. Ele vai aproveitar a viagem para sondar sobre seu prazo de posse e conhecer os procedimentos internos da Câmara Federal. Almeida vai assumir vaga na Câmara, no lugar de Stephanes.

Pinga-fogo

Os deputados federais aproveitaram o começo de semana para rondar a Assembléia Legislativa ••• Lá estavam ontem os presidentes estaduais de três partidos: Alex Canziani (PTB), André Vargas (PT) e Fernando Giacobo (PR) ••• A criação de uma comissão especial para analisar a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com a aposentadoria de ex-governadores e viúvas vai ser um dos temas discutidos na reunião de hoje, 10 horas, entre o presidente da Assembléia Legislativa, Nélson Justus (PFL) e o restante da mesa executiva ••• A emenda de Mauro Moraes (PMDB) aguarda parecer da comissão para entrar em votação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]