O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, reafirmou que o processo de desocupação de fazendeiros e comerciantes, entre outros não-índios da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, deverá ser concluído ainda no primeiro semestre de 2006. Para Bastos, a entrega da reserva aos índios e a regularização fundiária de todo o estado dará forte impulso ao desenvolvimento local. Bastos considera a homologação da Raposa Serra do Sol em terras contínuas um dos maiores feitos da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

CARREGANDO :)

- Raposa Serra do Sol foi uma coisa emblemática, precisava ser homologada.

Está se fazendo um plano de regularização fundiária em Roraima que é inédito. Nós temos uma proposta para os fazendeiros. Eles vão perceber que a regularização fundiária de Roraima é um ótimo negócio para eles. Vão ficar equipados para progredir. Hoje eles nem podem dar aquilo em hipóteca para receber empréstimo em banco de fomento - disse Bastos.

Publicidade

O processo de homologação da reserva vinha se arrastando há anos. Um grupo de índios, ligados a Igreja Católica, pleiteava a demarcação em terras contínuas. Mas um grupo de fazendeiros, com o apoio do governo local e de alguns índios dissidentes, defendiam a homologação da reserva em ilhas. No início deste ano, Lula assinou decreto de homologação da reserva em terras contínuas e estabeleceu prazo de um ano para entregar a área exclusivamente aos índios.