O deputado petista Paulo Pimenta (PT-RS), que ganhou fama ao divulgar uma relação apócrifa de supostos sacadores do valerioduto, voltou à carga. Tem procurado colegas para "alertá-los" de que seus nomes constam de uma nova lista, com parlamentares de várias siglas.

CARREGANDO :)

Novo front – Pimenta, que perdeu a relatoria da CPI do Mensalão depois do episódio da lista apócrifa, fruto de um encontro às escondidas com Marcos Valério, agora voltou suas baterias para a comissão dos Correios, onde tem procurado auxiliar a senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Prato frio – Os tucanos enxergam a digital de Pimenta no vazamento à imprensa das informações que selaram o destino do senador Eduardo Azeredo (MG). Lamentam ter deixado barato o caso da lista, que pretendem ressuscitar representando contra o petista no Conselho de Ética.

Publicidade

Recordar é viver – Em junho, quando o governo insistia em criar a CPI chapa-branca do Mensalão para neutralizar a dos Correios, o líder da bancada tucana no Senado, Arthur Virgílio (AM), hoje defensor de uma sobre "‘caixa 2", dizia: "Instalar várias comissões é desastroso para o país".

DNA dos dólares – O organograma das empresas vinculadas ao Banco Rural feito pela CPI dos Correios revelou coincidência que será investigada: uma delas se chama Radial Imobiliária. Uma das depositantes da conta Dusseldorf, de Duda Mendonça, atende pelo nome de Radial Enterprise.

Novela interminável – O Tribunal de Contas da União apresenta obstáculos à contratação de consultorias privadas pela CPI dos Correios. Baseia-se em parecer contrário do Ministério Público Federal.Homem do duto 1 – Entre os vários estranhamentos causados pelo primeiro programa de televisão do PT pós-Duda Mendonça, exibido na noite de quinta-feira, nenhum foi maior do que a presença no ar do presidente da Petrobrás, o petista José Sérgio Gabrielli.

Homem do duto 2 – Mesmo entre petistas, houve quem julgasse fora de propósito exibir na tevê o presidente da Petrobrás, uma das maiores empresas do mundo, que comanda as verbas de publicidade mais generosas do governo federal, de estrela vermelha no peito a fazer propaganda do partido.

Time reserva – Já se sabia que o presidente Lula e Antônio Palocci não apareceriam no programa do PT. Mas o sumiço da velha guarda acabou sendo total. Nenhum ministro, nenhum parlamentar de expressão, nenhuma estrela vermelha de primeira grandeza.

Publicidade

Por tabela – Sobrou para Fernando Morais. Estudantes vão protestar na posse do escritor, hoje, na Academia Marianense de Letras. Usarão camisetas com a inscrição: "Amigo do Zé Dirceu é Inimigo Meu". Natural da cidade mineira, o autor de "Chatô" é fiel escudeiro do ex-ministro.

Consulta popular – A população de Curitiba poderá votar pela cassação ou absolvição dos deputados "mensaleiros". A Associação Comercial do Paraná mandou instalar na Boca Maldita, centro da capital, um painel com a lista dos denunciados e espaço para os transeuntes marcarem sua opção.

Churrascada – Na audiência que terá com Roberto Rodrigues na terça-feira para discutir o combate à febre aftosa, a Força Sindical irá presentear o ministro da Agricultura com duas caixas de carne.

TIROTEIO

* Do deputado federal tucano Eduardo Paes (PSDB-RJ) sobre o programa do PT levado ao ar na noite de quinta-feira, o primeiro do partido na fase pós-Duda Mendonça:

Publicidade

– Fiquei em dúvida se é o PT que está com vergonha do Lula ou se é o Lula que está com vergonha do PT, porque o presidente não apareceu na propaganda de seu partido.