O PMDB irá indicar o presidente do Senado, enquanto o PT deve ficar com a primeira secretaria da casa legislativa. Será esse o cenário na próxima legislatura de acordo com a senadora petista eleita pelo Paraná, Gleisi Hoffmann (foto). O anúncio foi feito após reunião realizada entre os senadores da bancada do PT desta e da próxima legislatura, em entrevista à rádio Banda B. "Queremos fortalecer a base com os demais partidos aliados e garantir a governabilidade", disse a senadora. A senadora comentou que a primeira reunião entre os parlamentares petistas teve o objetivo de promover a integração da bancada e que neste segundo encontro o teor das negociações foi mais político. "Durante a campanha prometemos fortalecer os municípios e garantir recursos para o Paraná", afirmou Gleisi.
Aliás...
A estratégia do PT mostra que o partido não pretende criar problemas com o PMDB no Senado Federal. A partir dessa definição, os senadores eleitos começaram a avaliar nomes para a primeira-secretaria. Três novatos tentarão se viabilizar até a escolha em fevereiro: Wellington Dias (PI), José Pimentel (CE) e Jorge Viana (AC).
Copel
Senadores e deputados federais paranaenses reúnem-se hoje na sede da Copel para conhecer e discutir detalhes de dois assuntos. O primeiro é a renovação das concessões de usinas e de outras instalações que expiram em 2015. A Copel também quer o apoio dos parlamentares para que as empresas do setor elétrico possam fazer financiamentos em bancos vinculados ao poder público, como o BNDES. Atualmente, uma resolução do Banco Central impede isso.
Porquinho "saúde"
O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, anunciou ontem no Twitter que está disposto a perder o apelido de ser um dos "três porquinhos", conforme Dilma Rousseff o batizou.
Os outros "companheiros" são Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo. Dutra disse que começou a fazer exercícios porque pretende perder o peso ganho na campanha. "Geração saúde: caminhada de uma hora no Parque da Cidade. Meta é perder alguns quilos acumulados na campanha e, consequentemente, o apelido."
Velho Guerreiro
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o PSDB precisa de renovação para melhorar sua performance na oposição nos próximos quatro anos. "Todo mundo tem que se renovar sempre. Como dizia o Chacrinha, quem não se comunica se trumbica. Quem não renova se trumbica também", afirmou FHC. O ex-presidente afirmou que os tucanos precisam procurar um caminho na oposição diferente daquele adotado pelo PT quando o PSDB estava no governo.
Sem moral
O deputado federal André Vargas, (PT) rebateu as críticas do governador eleito Beto Richa ao processo de transição no Paraná. Segundo o petista, Beto precisava ter estado mais presente na transição que segundo ele é mais complexa do que a transição federal. Para o petista, a ausência de Beto o deixa sem moral para reclamar. "São dois grupos políticos opostos. Era preciso que o governador eleito estivesse mais próximo. Na Presidência,
a transição é interna e, mesmo assim, a Dilma fez questão de estar à frente de todo o processo", disse Vargas.
Pinga-Fogo
"Você já pensou se a Dilma saísse em viagem, ficasse 12 dias fora e voltasse falando grosso?"
Do deputado federal André Vargas, secretário nacional de Comunicação do PT, alfinetando o governador eleito Beto Richa (PSDB), que retornou de viagem no sábado.