Por três vezes, Severino Cavalcanti (PP-PE) disse a um grupo de parlamentares que o visitou na quinta-feira que, se resistir à renúncia, espera ser absolvido no Conselho de Ética da Câmara com a ajuda do governo.

CARREGANDO :)

Aluno esforçado – Em sua tese de mestrado em direito constitucional, obtida na PUC paulistana, Osmar Serraglio (PMDB-PR) teve como orientador o professor e colega de bancada Michel Temer (SP). Hoje, ambos estão cotados para a presidência da Câmara.

Não desiste nunca – Embora com reduzida chance de sucesso, os órfãos de Severino no baixo clero ensaiam ter candidato: o primeiro-secretário Inocêncio Oliveira (PL-PE).

Publicidade

Regime de engorda – André Zacharow (PR) e Irapuan Teixeira (SP), ambos do PP, serão os próximos deputados a ingressar no PMDB, que assim caminha para ultrapassar a bancada petista e consolidar posição para fazer o próximo presidente da Câmara.

Desidratação 1 – Na contramão do inchaço peemedebista, o PT deve sofrer baixas como resultado da eleição interna deste fim de semana. O primeiro a deixar a sigla deverá ser João Alfredo (CE). A diferença entre PT e PMDB na Câmara é hoje de 4 cadeiras: o primeiro tem 89 e o segundo, 85.

Desidratação 2 – O PT sofreu a primeira baixa na Assembléia paulista. Com a desfiliação de Mauro Menucci, a bancada do partido caiu para 22 deputados. Ele, que pertencia ao Campo Majoritário, ainda não definiu qual será sua nova sigla.

Prato principal – Sebastião Buani, concessionário do bandejão da Câmara e pivô do "mensalinho" de Severino, será entrevistado por Jô Soares no programa de terça-feira.

Ao gosto do freguês – Os deputados beneficiados com liminares do Supremo Tribunal Federal postergando a abertura de processos de cassação começarão a ser citados na segunda-feira pela Corregedoria para apresentar suas defesas. Caberá a eles decidir se o farão por escrito ou pessoalmente.

Publicidade

Jurisprudência – Paulo Rocha (PA) e Josias Gomes (BA), dois petistas ameaçados de cassação que cogitam renunciar, argumentam que seus estados já mostraram aceitar esse expediente, com Jader Barbalho (PMDB) e ACM (PFL).

Rasteira – O presidente da CPI dos Bingos, Efraim Moraes (PFL-PB), descumpriu acordo selado entre as três comissões de inquérito e marcou para a próxima terça o depoimento do doleiro Toninho da Barcelona. Em sessão aberta.

Assim não – Pelo acordo, o doleiro seria ouvido em sessão conjunta. As cúpulas das comissões dos Correios e do Mensalão queriam ouvi-lo reservadamente. Agora, tentarão adiar o depoimento.

Até o fim – Campos Machado, vice-presidente nacional do PTB e um dos principais líderes do partido em São Paulo, planeja recorrer à Justiça para assegurar o direito de Roberto Jefferson, se confirmada a cassação no STF, permanecer no comando da sigla.

Tiroteio

Publicidade

* Do primeiro-vice da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), sobre a liminar concedida pelo presidente do STF, Nelson Jobim, retardando a instauração de processos de cassação:

– Tínhamos uma crise do Executivo e do Legislativo. A decisão de Sua Excelência trouxe o Judiciário para junto de nós.