O prefeito José Fogaça determinou nesta manhã o fechamento do motel localizado na zona leste de Porto Alegre onde a adolescente Gabriela Muratt, de 13 anos, foi encontrada morta. Ela estava no local com o professor de piano, Marcos Maronez Júnior, de 31 anos, que também morreu. A suspeita principal é de que Maronez tenha atirado em Gabriela e depois se matado. A causa do crime ainda não foi esclarecida.
Fogaça recebeu representantes da Frente Parlamentar Nacional e da Frente Municipal em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Eles apresentaram documento denunciando o descumprimento da Lei Municipal e do Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe a hospedagem de menores de 18 anos sem a presença de pais ou responsáveis.
Existindo violência em qualquer ambiente desta natureza contra crianças e adolescentes, o município tem o poder de, através da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, cancelar o alvará de funcionamento desses estabelecimentos disse a deputada federal Maria do Rosário (PT).
De acordo com Fogaça, a prefeitura está aguardando a abertura de processo e a conseqüente penalização do motel. A Secretaria Municipal da Indústria e Comércio informou que serão tomadas providências administrativas para suspender o alvará. O proprietário do estabelecimento tem até o dia 26 para entregar a documentação do motel.