Pinga-fogo
"A liberdade de expressão assegura o grau de civilidade de uma nação, e a imprensa é insubstituível nas democracias desenvolvidas."
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, em evento sobre a Constituição de 1988.
A tempestade que atingiu Curitiba ontem à tarde assustou quem acompanhava a eleição para a presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ). Assim que o resultado da votação foi anunciado, com a vitória do desembargador Guilherme Luiz Gomes, a energia elétrica caiu e o prédio anexo do Palácio da Justiça começou a tremer. Enquanto os desembargadores se confraternizavam e cumprimentavam o vencedor, fartas goteiras molhavam o auditório do 12º andar do anexo (foto),onde foi realizada a eleição. A energia foi restabelecida rapidamente e o presidente em exercício, Paulo Roberto Vasconcelos, pôde iniciar a cerimônia de posse e passar o cargo para Gomes. Já o prédio do TJ na Rua Mauá, no Alto da Glória, teve de ser evacuado.
Aliás...
O temporal foi tema de vários comentários do governador Beto Richa e do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, no Twitter. Pelo microblog, eles ressaltaram os esforços das equipes envolvidas com os transtornos causados pela chuva (Urbs, Defesa Civil e Copel). Prefeito e governador também fizeram balanços sobre as estruturas atingidas.
Minirreforma eleitoral
O PMDB insistirá na próxima semana na votação da minirreforma eleitoral e tentará retirar o artigo do projeto que prevê que as regras só se aplicam a pleito realizado um ano após a publicação da lei. Dessa forma, em caso de aprovação, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir sobre a aplicação da lei.
Longas filas
O Fórum Eleitoral em Maringá amanheceu ontem com uma longa fila (foto 3) formada por eleitores que deixaram para fazer o cadastramento biométrico na última hora. O tempo de espera era de 40 minutos no início da manhã, depois que o eleitor pegava a senha. O prazo termina hoje. Até quarta-feira, cerca de 235 mil eleitores maringaenses (85% do total) fizeram o recadastramento e a previsão é de que 30 mil títulos sejam cancelados.
Dilma e Ratinho 1
A presidente Dilma Rousseff deu entrevista ontem, em sua residência oficial, ao apresentador Ratinho, do SBT. Eles tiveram uma conversa informal e sobre os gostos da presidente. Dilma falou, inclusive, sobre as aventuras do neto Gabriel no Palácio da Alvorada. "Ela falou que o neto quando ele vai mexer em alguma coisa lá, ela fala assim: não mexe aí, que isso é do povo brasileiro, não é seu, só pode mexer nas minhas coisas", disse Ratinho.
Dilma e Ratinho 2
Ratinho disse que não perguntou sobre projetos eleitorais para 2014. A entrevista vai ao ar na próxima segunda-feira, no Programa do Ratinho, no início da noite.
Colaboraram: Bruna Maestri Walter, Guilherme Voitch e José Marcos Lopes