O conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães foi eleito o novo presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR). Na tarde desta quinta-feira (9), ele foi escolhido por unanimidade pelos outros conselheiros do tribunal.
Esta é a primeira vez que um servidor de carreira assume a presidência do TC. Guimarães ficará no cargo no biênio 2011-2012 e substitui o conselheiro Hermas Brandão que está na presidência desde o início do ano passado.
Além de Guimarães, Artagão de Mattos Leão foi escolhido como o novo vice-presidente do tribunal e Nestor Baptista será o corregedor-geral.
Currículo
Fernando Guimarães, 53 anos, é advogado e especialista em Direito Público. Em 1994, assumiu o cargo de procurador do Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas do Paraná. Em 2001, esteve no cargo de procurador-geral do MP.
Ele se tornou conselheiro do TC em dezembro de 2002 e foi corregedor-geral e ouvidor entre janeiro de 2005 e dezembro de 2008. No biênio 2010-2011, Guimarães ocupa a coordenadoria do Grupo de Comunicação Institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.
Função
O Tribunal de Contas do Paraná é o responsável por fiscalizar o uso do dinheiro público em âmbito estadual e municipal e divulgar o resultado das contas públicas, apontando se os recursos foram aplicados de forma correta ou não. O TC também deve fiscalizar o Poder Legislativo.
Auditoria no Fies e Prouni expõe inadimplência de 51% e saldo devedor de R$ 109 bilhões
Pacheco deixou engatilhado novo Código Civil um dia antes de fechar mandato
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Davi Alcolumbre e Hugo Motta vão enterrar o PL da Anistia?
Deixe sua opinião