Os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo e deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto anunciaram na tarde desta sexta-feira que desistiram de concorrer ao cargo no Executivo municipal. Com a decisão, o nome do Partido dos Trabalhadores (PT) para a disputada do comando da capital paulista é o do ministro da Educação Fernando Haddad, preferido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Nós do PT temos um candidato a prefeito, o companheiro ministro Fernando Haddad", disse o deputado estadual Rui Falcão, presidente Nacional do PT.
Haddad anunciou que, a partir de agora, vai iniciar conversa com os partidos da base do governo Dilma para buscar alianças para a disputa do próximo ano.
Tatto e Zarattini disseram que desistiram porque perceberam que o ministro da Educação construiu uma maioria entre os filiados e, se existissem prévias, ele seria o vencedor. No último dia 3, um outro nome forte do partido, a senadora Marta Suplicy já havia desistido da pré-candidatura, atendendo a um pedido do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Roussef.
O ministro também afirmou que vai conversar com a presidente Dilma sobre quando deixar a pasta da Educação.
"Ela que vai dizer quando eu poderei sair", disse Haddad.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião