• Carregando...

A festa que aconteceu na Esplanada dos Ministérios para comemorar os 47 anos de Brasília, no último sábado (21), superou as expectativas do governo. De acordo com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, 630 mil pessoas participaram das comemorações do aniversário da capital Federal. Para a cavalgada, vieram representantes de 207 cidades. Os museus receberam 13 mil visitantes. Os hotéis tiveram 80% de ocupação. O evento teria gerado quase 10 mil empregos.

Para a Secretaria de Segurança Pública, a festa na Esplanada foi considerada tranqüila. O secretário, general Cândido Vargas, preferiu não falar em números, mas confirmou o registro de pequenos furtos, apreensões de droga e duas brigas em que as pessoas estavam armadas.

Os organizadores, no entanto, não previram a falta de transporte público disponível depois da festa. Imagens feitas por um cinegrafista amador e exibidas pelo DFTV mostram uma multidão na Rodoviária do Plano Piloto durante a madrugada.

"Não tinha van, eram poucos os táxis. Não tinha transporte. Eu nunca tinha visto tanta gente na rodoviária como naquela noite. O jeito foi esperar amanhecer para voltar para casa", diz o analista de sistemas Mario Sérgio.

Agressão policial

Os primeiros ônibus chegaram às 6h. Como eram poucos, os passageiros entravam de qualquer jeito: pelas janelas e pela porta traseira. A Polícia Militar tentou controlar, mas um policial acabou agredindo um rapaz pelas costas. Duas vezes. Um outro passageiro foi empurrado e caiu. Na hora em que o policial percebeu que estava sendo filmado, tentou impedir a gravação do cinegrafista amador.

O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Serra, disse que a corporação não admite esse tipo de atitude e que vai instaurar inquérito. A Corregedoria pode punir o policial com medida disciplinar ou criminal, se for o caso. A pena pode ser advertência, detenção ou até suspensão do policial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]