Lula reúne nesta segunda-feira Osmar e Requião no mesmo palanque
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará nesta segunda-feira (22) no Paraná para lançar o Plano Safra 2009/2010, em Londrina, e comemorar, em Congonhinas, Norte do estado, a marca de 2 milhões de ligações elétricas financiadas pelo programa federal Luz para Todos. Mas as atenções estarão voltadas para o palanque de Lula, que reunirá o senador Osmar Dias (PDT-PR) e o governador Roberto Requião (PMDB), atualmente desafetos políticos.
Cruzeiro do Oeste - A celebração de aniversário de 31 anos do prefeito de Cruzeiro do Oeste, José Carlos Becker de Oliveira e Silva (PT), o Zeca Dirceu, neste domingo (21), promete ser uma prévia do encontro desta segunda-feira entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com lideranças peemedebistas e petistas na região de Londrina, onde as alianças para as eleições de 2010 devem ser o principal assunto a ser discutido. PT e PMDB negociam a manutenção da aliança no estado para 2010 e o apoio dos peemedebistas paranaenses à provável candidata petista à Presidência, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Lula e Dilma foram convidados para a festa do filho do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Mas, até a noite da sexta-feira, ainda não havia confirmação da presença dos dois. Ainda assim, as festividades devem reunir políticos de peso da atual aliança que comanda o Paraná, como o governador Roberto Requião (PMDB); o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT); a presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann; além de secretários estaduais, prefeitos, deputados e vereadores.
Ao todo, são esperadas cerca de 500 pessoas, incluindo José Dirceu. Antes do tradicional "Parabéns a você", haverá entrevista coletiva com Dirceu, às 10h30, na sede do Rotary Club da cidade, onde ocorrerá a festa. Logo depois do ex-ministro, deve falar o governador Roberto Requião. A festa terá ainda um almoço há informações de que serão assados cerca de 700 quilos de costela. No meio da tarde haverá um show em praça pública. A comemoração será encerrada à noite, com uma missa.
Sem dinheiro público
Desde que entrou na política, no ano 2000, esta será a primeira grande festa de aniversário de Zeca Dirceu. Ele não informou o valor da festa nem o nome dos responsáveis pelo pagamento dos custos da comemoração. Limitou-se a dizer que não sairá nenhum centavo dos cofres públicos.
O aniversariante ainda não admite em público, mas o que teria motivado a festa é a sua disposição em se candidatar ao cargo de deputado federal na eleição do ano que vem. Nos últimos meses, Zeca Dirceu tem dado pistas de que já está em campanha. Ele transita com facilidade no governo federal e até anuncia a conquista de recursos para cidades da região. A posição do prefeito tem provocado reação de políticos com a mesma base eleitoral, o Noroeste do Paraná, principalmente do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB).
Se confirmar a candidatura, será a segunda vez que Zeca Dirceu tentará uma vaga na Câmara Federal. A primeira foi em 2002, quando obteve 16.497 votos, mas não se elegeu. O prefeito está no segundo mandato. Foi eleito pela primeira vez em 2004 com 8.514 votos e reeleito em 2008, com 8.021 votos.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT