A festa de Nossa Senhora Aparecida, que ocorre na quinta-feira (12) na cidade de mesmo nome no interior de São Paulo, servirá como um pequeno ensaio para a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, em maio de 2007. Os padres redentoristas, que administram o Santuário Nacional, aguardam que o líder da Igreja Católica defina seu itinerário no país para fazer projeções do número recorde de visitantes.

CARREGANDO :)

"Não temos ainda certeza da agenda do Papa no Brasil. Sabemos que estará no dia 13 de maio em Aparecida. De acordo com o itinerário por outras capitais, teremos idéia de quantas pessoas virão aqui", afirma padre Hélcio Vicente Testa, administrador da Basílica. Até o fim de dezembro, um delegado do Vaticano virá ao Brasil conhecer Aparecida para planejar a visita. O anúncio do itinerário será feito provavelmente no início de 2007.

"A festa desta quinta-feira é um ensaio para aquilo que teremos no ano que vem com a visita do papa durante a 5ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe", diz Padre Hélcio. Durante todo mês de outubro, católicos de todo Brasil se reúnem em uma multidão que celebra o dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, considerada pelos católicos como a padroeira do Brasil.

Publicidade

De acordo com os padres, serão feitas duas grandes obras para a visita do papa. A principal é a construção da Tribuna Sul, uma espécie de parlatório externo, exatamente no local onde o Papa João Paulo II celebrou uma missa improvisada em 1980. "O diferencial será esta tribuna, que será orçada em R$ 1 milhão. Quem dita o ritmo das nossas obras são os romeiros, não fazemos contas para depois eles pagarem", diz Padre Hélcio.

Outra obra importante é a reforma estrutural do Seminário Bom Jesus, onde ficará hospedada a comitiva do papa. "A Fiesp e muitas empresas têm dado apoio para que consigamos recursos", disse Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida do Norte. A previsão de conclusão das obras é em março.

A cidade de Aparecida também deve passar por melhorias na infra-estrutura. Prefeitura e Basílica tentam coordenar esforços. O primeiro deles são as discussões sobre o plano diretor. "Já é uma predisposição para que o evento possa correr bem", diz Padre Hélcio. A arquidiocese cedeu parte do terreno do Seminário Missionário Bom Jesus, que fica às margens da Dutra, na altura do km 70, para que a prefeitura construa um novo acesso para a cidade.