Cerca de 130 mil pessoas compareceram, na noite deste sábado (16), de acordo com a Polícia Militar, ao Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga, o popular Pátio do Forró, principal foco de animação do São João de Caruaru, no agreste pernambucano.
"Nunca vi aquilo tão cheio", diz Isabel Santos, diretora de turismo da Fundação de Cultura de Caruaru. Os atrativos no palco principal foram vários: o grupo Forrozão Santropê, o cantor Nando Cordel, o forrozeiro Santanna e a banda Calcinha Preta, que desfiou sucessos até o sol começar a raiar.
Era gente como Edson e Carmelita Moraes, que, às 23h, tinham acabado de chegar do Recife e voltariam à capital pernambucana assim que os shows acabassem. "A gente gosta mesmo é do forró e vamos dançar até de madrugada", disse rapidamente, para que a entrevista acabasse logo e eles pudessem voltar ao chamego.
A juventude marcou presença maciça e mostrou que também é cheia de gás. "A gente passou a tarde no Alto do Moura, foi em casa rapidinho pra dar uma geral no visual e estamos aqui de novo", disse Maristela Correia, 19 anos, que estava no Pátio do Forró com um grupo de mais dez amigos, todos de Caruaru. "Sem hora para acabar, viu?", ressaltou a estudante.
Outras atraçõesNo entorno do palco principal, outros núcleos concentravam atrações distintas. No Pólo das Quadrilhas, o grupo Pé Quente, da cidade pernambucana de Gameleira, se apresentava na quadra. Aguardando o fim desse grupo para dar início à sua apresentação, a quadrilha Rosa dos Ventos, de Maceió (AL), era só concentração.
O objetivo é apresentar a coreografia e conseguir, este ano, o primeiro lugar na competição. "Ano passado, fomos vice-campeões. Estamos ensaiando diariamente desde maio", conta André Almeida, diretor-financeiro da quadrilha e também participante da apresentação.
A Tabaquadrilha, da cidade pernambucana de Belo Jardim, também aguardava a hora de entrar na quadra. Com o tema "Sanfona, fogueira e balão: no mês de junho é tradição", eles se apresentam pela quarta vez no Festival de Quadrilhas de Caruaru.
"Procurei músicas que falassem dos três elementos do nosso tema e estamos ensaiando os passos desde março, cerca de cinco horas por dia", conta Max Well, o coreógrafo do grupo. As eliminatórias do festival terminam neste domingo (17) e a grande final acontece no dia de São João (24), domingo que vem. Nesse mesmo final de semana se apresentam também, no Pátio do Forró, Elba Ramalho e Dominguinhos. Bela maneira de encerrar uma das maiores festas populares do Nordeste brasileiro.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas