O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso disse nesta quinta-feira, em entrevista na Rádio CBN, que acha difícil que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não soubesse do que estava acontecendo ao seu redor, em relação às práticas que levaram o país à atual crise política. Ele disse que mesmo os que nunca se iludiram com o PT vivem agora um período de desilusão.
- Nos sentimos todos um tanto desiludidos, não é possível terem feito tanta coisa equivocada e ninguém ter percebido. Será que o presidente Lula nunca viu nada? Se ele não viu nada, como é que ele pode ter chegado a ser presidente? - atacou Fernando Henrique.
O ex-presidente criticou o que chamou de paralisia do país em função dos escândalos de corrupção no governo e disse que o ano de 2005 está perdido para o Brasil. Segundo FH, é inviável votar projetos importantes com o Congresso e o governo tomados pela crise política.
- Nós perdemos este ano, não há dúvida. A sensação é de que o Brasil está patinando, enquanto o mundo não está patinando - alertou.
Na opinião de Fernando Henrique, "o PT foi muito atingido em sua credibilidade" e o sistema político brasileiro vive uma "decomposição bastante séria".
- São fatos desmoralizantes de todo sistema político. Dá a impressão de que é muita gente em práticas irregulares - comentou, em relação aos escândalos em série.
Fernando Henrique não acredita que a reforma política aconteça ainda este ano. Ele argumenta que a lei determina que qualquer mudança, para valer já a partir das eleições de 2006, tem que ser feita até no máximo 30 de setembro.
- É muito pouco provável que haja qualquer reforma - analisou.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais