• Carregando...

São Paulo e Brasília - O ex-presidente Fernando Hen­­­rique Cardoso (PSDB) criticou, em entrevista ao Miami Herald, a pré-candidata presidencial Dilma Rous­­seff (PT). Em texto divulgado ontem no site do jornal, Fernando Henrique qualificou a ministra da Casa Civil como "dogmática" e "autoritária".

Na entrevista ao jornal norte-americano, FHC afirmou que Dil­­­ma "ainda não tem qualquer experiência de liderança". Além disso, repetiu crítica realizada recentemente, segundo a qual a ministra "não é líder".

Questionado sobre se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria uma ascendência sobre Dilma, caso ela fosse eleita, FHC dis­­­se que isso provavelmente não ocorreria. Segundo ele, isso se daria também pelas características pessoais de Dilma. "Ela é uma pessoa muito dura, autoritária."

Em uma comparação, o ex-presidente disse que Lula é mais independente em relação ao Partido dos Trabalhadores, além de qualificá-lo como "um negociador habilidoso". Já a ministra, para FHC, provavelmente não teria essa postura, "porque ela é mais – talvez is­­­so seja um pouco duro – dogmática".

Nova representação

A oposição promete ingressar no Tribunal Superior Eleitoral com mais uma representação contra o presidente Lula e Dilma Rousseff por campanha eleitoral antecipada. Desta vez, o alvo da ação – proposta pelo DEM, PSDB e PPS – é o discurso do presidente durante inauguração do câmpus de uma universidade em Teófilo Otoni (MG), na última terça-feira. Na ocasião, Lula disse, segundo a oposição, que vai "fazer a sucessão neste país para dar continuidade ao que nós estamos fazendo, porque este país não pode retroceder".

A oposição afirma que o evento foi um "comício (de Lula) em prol de sua candidata (Dilma Rousseff) ao Palácio do Planalto". A lei eleitoral estabelece que a propaganda só é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.

Ao todo, a oposição já protocolou mais de cinco representações contra Lula e Dilma no TSE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]