O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), elogiou nesta quarta-feira (23) a criação dos dois mais novos partidos políticos do país, o NOVO e a Rede Sustentabilidade -respectivamente a 33ª e a 34ª legenda do Brasil. “Por fim o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] aprovou dois partidos que merecem o qualificativo ‘partido’“, começa a postagem, que afirma que as novas siglas trazem mensagens próprias e não se consolidaram usando a máquina governamental.
Na publicação, o peessedebista aproveitou para criticar os velhos partidos, que segundo ele “se embrulham em manobras para obter ministérios e tratam de se desviar de acusações que os alcancem na Lava Jato”.
O Partido NOVO teve sua criação aprovada pelo TSE no último dia 15 e é formado principalmente por profissionais do setor privado, sem experiência na política, e identificados com ideias liberais. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o economista carioca João Dionísio Amoedo, presidente da legenda, afirmou que a desilusão com a política pode ajudar o partido a crescer.
Já a Rede, que obteve o aval do TSE nesta terça (22) é um projeto político da ex-senadora Marina Silva e tem como bandeira a sustentabilidade. Em 2013, o partido teve uma tentativa frustrada de criação, já que não atingiu o número de assinaturas de apoio exigido pela legislação -487 mil. Desta vez, para conseguir a aprovação do, obteve mais de 498 mil delas.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião