Faltando menos de dois meses para o prazo final de mudanças partidárias, o vice-presidente estadual do PMDB e primeiro-secretário da Assembléia, Nereu Moura prevê que o atual quadro partidário sofrerá pouca alteração. "Acredito que a hipótese do PMDB hoje com a maior bancada receber novos parlamentares seja viável", disse. Ele descarta, a possibilidade de algum deputado deixar a legenda porque "ninguém sai de time que está ganhando".
Cedo O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), participou no fim de semana, em Cascavel, do primeiro Encontro Regional do partido, que reuniu cerca de 500 lideranças de 60 cidades das regiões oeste e sudoeste. Richa disse ainda é cedo para falar em candidatos para 2006. "O importante agora é a permanência de Valdir Rossini na presidência". Beto usou como exemplo a sua campanha, quando evitou o anúncio do seu nome de forma antecipada.
Reforço O PMDB está angariando novas lideranças para compor a chapa proporcional que vai disputar as eleições do próximo ano. Na Região Norte do Paraná, o partido está viabilizando a candidatura a deputado estadual de André Pegorer, filho do prefeito de Apucarana, Válter Pegorer (PFL). Além do filho, o pai também deve ser filiar ao PMDB. Na região metropolitana, quem planeja concorrer à Assembléia é o prefeito de Pinhais, Luiz Cassiano.
Prejudicado O deputado estadual, Geraldo Cartário (PP), avalia que o escândalo do caixa dois na prefeitura de Londrina comprova que a "grande vítima" na eleição de 2004 foi o ex-prefeito, Antonio Belinati (PSL), que perdeu para o prefeito petista Nedson Micheleti. "Se o PT não tivesse tanto dinheiro Belinati teria sido eleito. Eles usaram o dinheiro para massacrar o Belinati", disse Cartário, que apoiou o colega na campanha. Ele disse que a população aguarda uma nova eleição.
Unidos Uma comissão de deputados estaduais se reúne amanhã, às 10 horas, em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e representantes do Ibama para tentar uma solução para o processo de indenização das famílias desapropriadas pela criação do Parque Nacional de Ilha Grande. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, José Domingos Scarpellini (PSB) lidera a comitiva formada também pelos deputados Ademir Bier (PMDB), Duílio Genari (PP), Elton Welter (PT).
Modelo O chefe de gabinete do governador Roberto Requião (PMDB), Vanderlei Iensen (PMDB), saiu animado do encontro com cerca de 500 empresários do Boqueirão. Representando o governador, Iensen disse que o empresáriado está satisfeito com o programa do estado que isenta o ICMS de pequenas empresas e pede que a prefeitura de Curitiba adote medida semelhante, reduzindo o INSS para pequenas empresas.
Verde O vereador Paulo Salamuni (PV) entrou com tudo na política ecológica. Desde que ingressou no Partido Verde há menos de dois meses, já protocolou cinco projetos ambientais. Um deles propõe a secretaria municipal do Verde. Sem extinguir a secretaria do Meio Ambiente, a proposta do vereador é que seja criado um órgão só para cuidar do verde da cidade, como a arborização.
Parceria O presidente da Liga Desportiva Norte Paranaense, deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB), assinou convênio com o Banco Sudameris para comemorar o centenário da comunidade japonesa no Brasil, que será realizado daqui a 3 meses. O banco apresentou o lançamento do título de capitalização Cap 100 Anos de Imigração Japonesa. "Este convênio tem por objetivo a arrecadação para comemorar os 100 anos da imigração japonesa e fortalecer as associações nipo-brasileiras do Paraná", disse.
Rádio Com a rádio Câmara, um serviço on line instalado há dois anos, o vereador Mário Celso Cunha (PSB) acha dispensável a instalação da tevê Câmara. "Você pode estar ouvindo, acompanhando as sessões da Câmara, enquanto realiza outras tarefas", diz. O site da Câmara contabilizou perto de 100 mil no mês de julho. O endereço eletrônico é www.cmc.pr.gov.br.
Pinga-fogo
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada