"De uma coisa eu tenho certeza: eles (promotores da PIC) queriam arrebentar o Requião."
Délcio Rasera, policial civil preso, em depoimento à CPI do Grampo na Assembléia Legislativa, na quinta-feira à noite.
Fica O governador Roberto Requião confirmou ontem publicamente o primeiro nome da administração estadual que deve permanecer no próximo mandato. Trata-se de Eduardo Requião, irmão do governador, que continuará na superintendência dos Portos do Paraná no próximo governo. O anúncio foi feito na quinta-feira à noite, durante a cerimônia de entrega das obras de melhorias realizadas no Porto de Paranaguá.
Reencontro O relator da CPI do Grampo, Jocelito Canto (PTB), visitou ontem à tarde o policial Délcio Rasera na cadeia da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos. Ele já havia feito o relatório das investigações, mas buscava uma informação importante: quem foi o membro da campanha de Osmar Dias (PDT) que o procurou em busca de um acordo no segundo turno das últimas eleições. Não se sabe o que ele vai fazer com o que descobriu.
Aconselhamento Jocelito Canto ficou abatido com a notícia da possível cassação dos seus direitos políticos pelo Supremo Tribunal Federal, na quinta-feira. Por isso recebeu o apoio de vários deputados. Entre eles, estava o companheiro de PTB, Carlos Simões, que também corre risco de não assumir o próximo mandato. Além de ter problemas com a Justiça e serem do mesmo partido, ambos são radialistas.
Confirmação O deputado estadual Caíto Quintana (PMDB) "esquentou" as declarações do policial civil Délcio Rasera sobre suas funções na Casa Civil. O investigador se definiu como um "atendente" da secretaria, chefiada por Quintana quando ele foi cedido à Casa Civil. "Pelo que eu saiba, o Rasera trabalhava repassando informações a quem interessasse, como ele mesmo disse", afirmou Quintana.
Aprovação As contas de campanha do governador reeleito, Roberto Requião, serão votadas na segunda-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A auditoria não apontou nenhuma restrição para a aprovação. No dia seguinte, 19 de dezembro, ocorre a diplomação dos eleitos.
Pendência Ainda na segunda-feira, o TRE também deve apreciar as contas de campanha de sete deputados federais eleitos e de nove deputados estaduais eleitos, além das contas do senador reeleito Alvaro Dias (PSDB).
Apoio O desembargador José Antônio Vidal Coelho, eleito para ser o próximo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná ontem, contou na última hora com o apoio do desembargador Clayton Camargo, ex-presidente do Tribunal de Alçada. Camargo apoiava o desembargador Celso Rotoli, mas os dois se desentenderam nos últimos dias.
Convenção A Convenção Estadual do PMDB que vai eleger o novo diretório e a nova Comissão Executiva será amanhã, na Sociedade Morgenau, em Curitiba. Serão eleitos os 71 membros do Diretório Estadual e 48 delegados para a convenção nacional do PMDB, que acontece em 2007. Renato Adur deve ser aclamado como novo presidente do partido no Paraná.
Fusão O PMN fez um comunicado ao Tribunal Superior Eleitoral dizendo que vai rediscutir a fusão com o PPS e PHS para a criação da Mobilização Democrática (MD). O presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, diz que aqui no Paraná a relação com os dois partidos é muito boa e que gostaria de manter, ao menos, o PHS na nova legenda.
Mercosul O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) tomou posse nesta semana como deputado do Parlamento do Mercosul. Ele é um dos 18 parlamentares brasileiros que integrarão o grupo e o único representante do PMDB. O mandato dos parlamentares é de quatro anos. A próxima reunião dos deputados do Parlamento será em março, em Montevidéu (Uruguai), onde está instalada a sede do Mercosul.
Pinga-fogo
Muitos deputados foram espiar o depoimento do policial Délcio Rasera à CPI do Grampo, na quinta-feira à noite Um deles, impressionado com a defesa que o investigador fez do governador Roberto Requião (PMDB), até criou um bordão para o novo mandato peemedebista "Se antes o Requião tinha razão, agora ele tem o Rasera", disse o parlamentar, que não quis se identificar A eleição de ontem foi no Tribunal de Justiça, mas os funcionários do Tribunal Regional Eleitoral ficaram atentos à votação no Centro Cívico Vidal Coelho, como vice-presidente do TRE, assumiria a presidência do tribunal eleitoral automaticamente, no próximo ano.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião