Uma proposta que tramita na Câmara Federal, se aprovada, pode forçar a fidelidade partidária. O Projeto de Lei 6.118/09, da deputada federal Manuela DÁvila (PCdoB-RS, foto) que altera o Código Eleitoral , estabelece que em casos de empate nas eleições proporcionais (para deputado e vereador) será eleito o candidato com o maior tempo de filiação a uma legenda. Hoje, o mais idoso acaba proclamado eleito em caso de empate. Segundo a deputada, a mudança proposta por ela fortaleceria os partidos. "Um candidato mais novo, e com uma vida partidária mais consistente e antiga, é considerado perdedor em detrimento de outro candidato com vida partidária frágil, com frequentes e constantes mudanças de partido, somente pelo fato de este ter mais idade."Aliás...Vale lembrar que a fidelidade partidária para vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos, governadores e presidente foi estabelecida em 2007 pelo Tribunal Superior Eleitoral. A medida foi confirmda pelo Supremo e garante que o mandato pertence ao partido e não ao ocupante do cargo.
Participação garantida
Uma proposta de emenda constitucional do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR) estabelece um valor mínimo anual de recursos para o Fundo de Participação dos Municípios e aumenta a parcela municipal na distribuição dos recursos arrecadados com tributos federais e estaduais.
Não está bom
O Palácio do Planalto pode enviar ao Congresso um texto para substituir o PL 1.202/07, do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que regulamenta a atividade de lobby e de grupos de pressão ao setor público. Um grupo técnico coordenado pela Controladoria-Geral da União já identificou pontos de discordância com o projeto do petista, mas a decisão formal sobre a apresentação das sugestões ainda não foi tomada. A dúvida é se serão propostas mudanças pontuais na matéria ou se será apresentado um novo texto.
No litoral
A presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, começa amanhã uma série de visitas a lideranças políticas no litoral do Paraná. A viagem faz parte da estratégia petista de buscar alianças estaduais e garantir palanques para a candidata da legenda à Presidência, Dilma Rousseff.
Meia-entrada
Estudantes, idosos e agora sindicalizados. Em Lula, o filho do Brasil, o direito à meia-entrada no cinema foi estendido a uma terceira categoria, a fim de aumentar a bilheteria da cinebiografia do presidente Lula. Desde sexta-feira, os filiados a qualquer sindicato no Brasil podem assistir ao filme com 50% de desconto no ingresso.
* * * * * *
Pinga-fogo
"Conheci o TransMilênio em Bogotá (Colômbia), que também já recebeu o prêmio (Sustainable Transport Award) que a Linha Verde receberá em Washington. Lá, a cada trecho e estações do corredor, passarelas garantem o transbordo e a segurança dos usuários e pedestres. Por que não temos isso aqui?"
Pedro Paulo, vereador de Curitiba, questionando a segurança aos pedestres na Linha Verde, projeto que rendeu prêmio ao prefeito Beto Richa.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião