"Toda unanimidade é burra, já dizia Nélson Rodrigues."
Waldyr Pugliesi, deputado estadual do PMDB, sobre a unanimidade na eleição de Nélson Justus para presidente da Assembléia Legislativa.
Fiel O deputado federal Alex Canziani (PTB) disse ontem que Gustavo Fruet (PSDB) fez "um belo papel com candidato a presidente e saiu da disputa com o seu nome ainda mais fortalecido". Canziani afirma, porém, que votou em Arlindo Chinaglia (PT), por fidelidade partidária e pela bancada petebista da Casa.
Feliz A família Curi estava que era só felicidade nesta semana. Tudo porque estão vislumbrando um futuro brilhante para o deputado estadual Alexandre Curi (PMDB) na carreira política. Em seu segundo mandato, ele já se tornou o primeiro-secretário mais novo da história da Assembléia Legislativa, com apenas 27 anos. E agora sabem que ele tem, daqui dois anos, chances de virar o presidente da Casa em substituição de Nélson Justus (PFL) e seguindo os passos do avô Aníbal.
Boiadeira O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) promete brigar com o governador Roberto Requião (PMDB) por melhorias prometidas há tempos na Estrada da Boiadeira. Representante da região de Campo Mourão, Douglas não se conforma com o estado da rodovia. "O descaso e o desrespeito dos governos federal e estadual com os milhares de paranaenses que hoje vivem nos municípios que integram a região são enormes."
Derrotados O deputado federal e presidente estadual do PT, André Vargas, era só alegria após a eleição do colega de partido, Arlindo Chinaglia, para presidente da Câmara Federal. Segundo ele, os adversários dele no Paraná foram todos derrotados juntos. "Vencemos, de uma só vez, o Alvaro Dias (PSDB), o Beto Richa (PSDB), o Gustavo Fruet (PSDB), o governador Roberto Requião (PMDB), Osmar Dias (PDT) e Cassio Taniguchi (PFL). Todos foram de Aldo Rebelo (PC do B) no segundo turno".
Sugestão O deputado federal André Vargas (PT), antes de desistir de ser secretário estadual do Trabalho, sugeriu ao governador Roberto Requião (PMDB) que indicasse o deputado estadual e ex-secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi (PMDB), para ser o líder do governo na Assembléia Legislativa. Pugliesi disputa a liderança do PMDB com Artagão Júnior.
Cartórios 1 O presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, defendeu, em seu discurso no Tribunal de Justiça do Paraná, a oficialização dos cartórios judiciais. Machado discursou na solenidade de posse do desembargador José Antônio Vidal Coelho na presidência do TJ, na quinta-feira.
Cartórios 2 Diante do governador Roberto Requião, do novo presidente do TJ e outras autoridades, o presidente da OAB disse que "o processo de oficialização dos cartórios judiciais em nosso estado já é tardio e necessita de urgente implementação". A estatização é uma determinação da Constituição Federal de 1988. "O interesse particular ou privado não pode se confundir ou se misturar com o interesse público", disse.
Escolinha O deputado estadual Artagão Júnior (PMDB) afirmou ontem que foi mal interpretado em relação às declarações sobre as reuniões semanais do secretariado de governo. "O que eu disse foi que a escolinha não era o melhor instrumento para discussões aprofundadas com os deputados. O ideal era que houvesse um mensageiro, representante do governo, quando em debate de mensagens importantes do governo, tivesse um contato mais próximo com os deputados em questões de maior polêmica", declarou.
Aliado O futuro secretário estadual do Trabalho, Nélson Garcia (PSDB), acredita que não terá problemas em conseguir recursos em Brasília junto ao governo do PT por ser um deputado tucano. Ele pretende usar o bom trânsito do deputado federal André Vargas (PT), que acabou não assumindo o cargo. "O Lula pediu para ele ficar lá e o André tem uma influência muito grande. Vou usar muito ele", adianta.
Pinga-fogo
O PMDB fez a maior bancada do Legislativo estadual, com 16 deputados Mas isso não quer dizer que atuarão juntos O polêmico Mohamed Ali Hanze não gosta de Luiz Cláudio Romanelli, que deverá ser o líder do governo Artagão Júnior e Waldyr Pugliesi disputam a liderança do PMDB Nereu Moura não se entende com Caíto Quintana e, por isso, os dois perderam a chance de disputar a presidência da Casa Alexandre Curi, que disputa a primeira-secretaria, foi contra o colegas de partido para ficar com o cargo E todos estão bravos com o governador Roberto Requião, que está dando muito moral ao PT.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”