O ex-goleiro Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, de 35 anos, filho de Pelé, deixou o regime extremamente rígido do Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes (589 km de SP) e desde esta quinta-feira divide uma cela com outro detento na Penitenciária 2 de Tremembé, no Vale do Paraíba, onde começará a trabalhar e terá visitas íntimas.

CARREGANDO :)

Na penitenciária de Tremembé, além de ter direito a visitas íntimas, o ex-goleiro terá de fazer oficinas de informática ou reciclagem de lixo. Além disso, terá de trabalhar na fabricação de carteiras e calçados, ofício desempenhado pelos outros 291 presos. Em Presidente Bernardes, os presos ficam em celas individuais e só tem direito a uma hora de banho de sol por dia.

Suspeito de ligações com o tráfico de drogas, Edinho saiu às 2h30m de ontem do Fórum de Praia Grande, no litoral - onde acompanhou depoimentos de quatro policiais que testemunham contra ele e outros nove acusados - direto para a Penitenciária José Augusto C. Salgado (Tremembé 2). Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, o prazo para permanência dele no RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) venceu.

Publicidade

Escutas telefônicas feitas pela polícia mostram Edinho em diálogos com acusados de tráfico, entre eles Ronaldo Duarte Barsotti de Freitas, o Naldinho, suspeito de ser um dos maiores traficantes de São Paulo. Eles e os outros acusados foram presos em 6 de junho. O advogado de Edinho, Sidney Gonçalves, diz que as escutas não provam nada e que seu cliente era apenas usuário de maconha.

O ex-goleiro era mantido em Presidente Bernardes, de segurança máxima, porque toda o bando de Naldinho era ameaçada de morte por detentos ligados à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Um decreto prevê que o Presídio de Tremembé seja destinado a detentos que precisam de proteção especial.