O poder público paranaense também têm casos de políticos e autoridades que conseguem emplacar a nomeação de parentes em outros poderes administrados por aliados. Os deputados estaduais Ademar Traiano (PSDB) e Elio Rusch (DEM), respectivamente líder e vice-líder do governo Beto Richa na Assembleia Legislativa do Paraná, têm um filho cada um em cargos da estrutura estadual.
O dentista Vinícius Traiano foi indicado como chefe da 5.ª Regional Estadual de Saúde, responsável por gerenciar a distribuição de recursos para 21 municípios na região de Guarapuava, no centro do estado. Já Rogi Laercio Rusch assumiu o cargo de assistente da Secretaria Estadual do Planejamento, com a função de auxiliar no controle do orçamento do Paraná.
Os dois já exerceram cargos nos gabinetes dos pais antes de entrar em vigor, em 2008, a súmula antinepotismo do Supremo Tribunal Federal (STF). Vinícius Traiano foi contratado no ano 2000 para a 1.ª Secretaria e foi exonerado da Assembleia em 2003 quando estava lotado no gabinete do pai, Ademar Traiano. Rogi Rusch foi servidor do Legislativo estadual nomeado pelo pai, Elio Rusch, entre 2003 e 2006.
Rogi, que é formado em Administração, não atribui a sua nomeação à influência política do pai. Segundo ele, houve vontade dele para trabalhar no governo, que precisaria de pessoal com a mudança de gestão no início deste ano. "Foi vontade mútua. Eu demonstrei interesse e eles precisavam de uma pessoa com certa urgência com a saída de pessoal [da administração anterior]", justifica.
Vinícius Traiano também nega a influência paterna. "Minha indicação foi do deputado Cesar Silvestri Filho. Meu pai não tem nenhuma atuação política na cidade onde eu moro [Guarapuava]", disse ele. O filho do deputado é formado em odontologia e tem três especializações: periodontia, implantologia e prótese dentária. Além disso, exerceu as funções de diretor e presidente da Associação Brasileira de Odontologia.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião