A ex-senadora Marina Silva afirmou nesta quarta-feira (11) que a filiação da ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon à Rede Sustentabilidade é um "sonho" do diretório baiano da sigla. "A Rede da Bahia tem sonhos. Não sei se formalizaram convite concretamente a ela. Mas não posso negar que baianos são 'sonhadeiros', sonhadores", afirmou.Calmon ganhou notoriedade à época em que foi corregedora do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em 2012, por protagonizar embates com as entidades representativas dos juízes e por suas investigações contra magistrados.
Marina disse não saber se houve sinalização de Calmon. "Não sei, mas é uma pessoa muito respeitada na nossa sociedade. Os baianos estão no direito de sonhar, por que não?"
Em março deste ano, Calmon havia abordado a possibilidade de entrar para a vida política. "Eu nem descarto de vir até a ter uma atividade política, mas só a partir de 2015. Me aposento em novembro de 2014. A magistratura para mim é prioridade."
A Rede é o partido que Marina trabalha para criar. Para isso, o grupo ainda precisa apresentar cerca de 200 mil assinaturas certificadas por cartórios à Justiça Eleitoral. Ela disse que o grupo deve entregar 100 mil assinaturas certificadas nesta quinta.
Para que o partido possa disputar as eleições de 2014, o registro tem de ser aprovado até o início de outubro.Marina também negou ter convidado o ex-ministro do Superior Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, para ingressar no partido, mas sorriu sobre a possibilidade."Não houve convite e não falamos sobre esses assuntos de política. o ministro tem muita consciência do papel dele, nem entramos nesses assuntos. [...] Respeito a posição dele de não tratar desses assuntos, no aspecto de não querer ter uma militância partidária, pelo menos neste momento, e exatamente por respeito não criaria a ele nenhum tipo de constrangimento [convidando-o]."
Ela disse que procurou o ministro pela "amizade" e pelo conhecimento técnico de Britto sobre a Justiça Eleitoral. "Se você vai fazer uma cirurgia você conversa com seu amigo médico, se você vai entrar com um processo dessa natureza, a complexidade que foi sendo criada em função da perda dos prazos, de uma anulação de assinaturas exacerbada, tudo isso e eu fui conversar com ele sobre isso."
Deixe sua opinião