O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) pediu regime de urgência ontem para a votação do projeto de sua autoria que acaba com a aposentadoria de ex-governadores. Segundo ele, os proventos chegam a R$ 34.000 e a aposentadoria acontece com apenas um mandato, ou seja, quatro anos. A emenda à Constituição Estadual proposta pelo deputado acaba com os privilégios que incluem também os vices, as viúvas e os substitutos do cargo.
Pedido O candidato a vice-governador de Requião e presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), fez um apelo para que a ala tucana que é contra a aliança com o PMDB aceite o resultado da convenção e comece a trabalhar. "Vamos para a guerra eleitoral, o resto é passado", disse. Nos cálculos do deputado, 95% do partido apóia a aliança.
Devolveu O presidente do PSDB do Paraná, Valdir Rossoni, rebateu Brandão com outro apelo. "Ele que respeite a decisão da executiva nacional que não quer a aliança", disse. Rossoni disse ainda que teria prazer em apoiar a reeleição de Hermas porque o deputado vai fazer muita falta longe da Assembléia.
Eclético O aniversário do secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, comemorado na segunda-feira à noite no Restaurante Business, reuniu na mesma mesa várias tendências políticas. Além do próprio Iatauro, estavam juntos o governador Requião, o presidente da Assembléia e candidato a vice, Hermas Brandão, o candidato a deputado estadual Fábio Camargo (PFL) e o desembargador do TJ, Clayton Camargo.
Perguntas O deputado José Domingos Scarpellini (PSB) apresentou requerimento ontem na Assembléia pedindo informações à Controladoria Geral da União sobre as denúncias de envolvimento do município de Apucarana no escândalo das sanguessugas. O parlamentar quer saber como foi o processo de licitação e de compra de ônibus e equipamentos feitos pelo prefeito Valter Pegorer (PMDB).
Amigo Reinhold Stephanes (PMDB), candidato a deputado federal, e Stephanes Júnior (PMDB), candidato a deputado estadual, vão declarar apoio a Paulo Salamuni (PV) ao Senado em um santinho que será impresso na próxima semana. Salamuni ficou feliz com o apoio do colega vereador, apesar de aparecer no mesmo panfleto de apoio a Requião ao governo.
Saia Justa Na saída da sessão da Câmara Municipal, aos entregar o projeto de mudança do sistema de transporte coletivo, o prefeito Beto Richa foi chamado para uma rápida conversa no gabinete do vereador Fábio Camargo (PFL). Ele foi o intermediador de um encontro com integrantes da família Gulin, empresários do transporte coletivo.
Nada disso Fábio Camargo garante que o projeto de lei não foi assunto da conversa, que seria somente para que os empresários pudessem manifestar que estão a serviço da cidade, sem preferências político-partidárias. A assessoria do prefeito diz que os empresários apenas entregaram um convite para um fórum de transportes que começa amanhã.
Feminismo A vereadora e postulante a uma cadeira na Assembléia Legislativa Julieta Reis (PSB) decidiu se posicionar pela candidatura da petista Gleisi Hofmann. Justificando a decisão, Julieta é direta: "As mulheres precisam se unir se desejam conquistar mais vagas no Congresso".
Promessa Em encontro ontem com o arcebispo de Paranaguá, dom Alfredo Novak, o candidato ao governo do estado Rubens Bueno (PPS) se compremeteu a incentivar o turismo religioso na cidade. A promessa do candidato é dar mais visibilidade à festa de Nossa Sra. do Rocio, padroeira do Paraná, evento que ocorre anualmente em novembro.
Apelo Bueno também esteve na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Paranaguá (Aciap). A instituição vem criticando a administração do Porto de Paranaguá, nas mãos de Eduardo Requião, por acreditar que ela é responsável pela crise econômica na cidade. O presidente da Aciap só pediu uma coisa para Bueno: "Não deixe o Roberto Requião vencer a eleição".Pinga-fogo
* O prefeito Beto Richa deve inaugurar o comitê central da campanha de Geraldo Alckmin no Paraná daqui a 15 dias
* A casa da Rua Kellers com Martin Affonso, em Curitiba, que foi comitê do PT em 2004, será apenas um depósito da campanha de Alckmin na cidade
* Os vereadores de Curitiba estiveram em peso na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, ontem
* Mas pela manhã, na reunião da comissão de educação, somente dois dos seis componentes apareceram: Nely Almeida (PSDB) e André Passos (PT)
* O Tribunal de Contas da União (TCU) deu novo prazo de 15 dias para que a prefeitura de Telêmaco Borba devolva R$ 180.854,33 ao Fundo Nacional de Saúde (FNS)
* A prefeitura é acusada de cobrar do Sistema Único de Saúde (SUS) consultas médicas com valores superiores ao devido.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast