Araçatuba (AE) Mais de 30 caminhões, procedentes das Regiões Norte e Centro-Oeste, tiveram de retornar aos Estados de origem entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de ontem. Os veículos foram interceptados na barreira sanitária montada em Castilho (SP), na fronteira com o Mato Grosso do Sul e São Paulo. Outros dez caminhões carregados com bois, do Frigorífico Frigo Estrela, de propriedade do deputado Vadão Gomes (PP-SP), tentaram romper o bloqueio, mas foram barrados.
Segundo os fiscais, os caminhões foram carregados quando a proibição valia apenas para a área de proteção no raio de 25 quilômetros de Eldorado (MS), onde foi localizado o foco.
"Como os animais foram carregados fora dessa área, os motoristas entendiam que poderiam entrar em São Paulo, mas eles chegaram aqui quando a medida tinha sido ampliada para todo o Mato Grosso do Sul e, no entendimento da Defesa Sanitária, os caminhões não poderiam passar. Eles forçaram, mas depois concordaram em retornar", afirmou um dos encarregados pela fiscalização, Edson Sanches.