O número de focos de incêndio aumentou mais de 40% em Minas Gerais, na primeira metade deste ano, em comparação com o mesmo período de 2006. Segundo o Centro de Excelência em Climatologia (MGTempo), este mês foi o mais seco dos últimos dez anos. Já são 31 dias sem chuva e, por isso, o fogo se alastra mais rapidamente.
Na região metropolitana de Belo Horizonte, só neste mês, foram registrados 126 focos de incêndio, 30% a mais do que em junho do ano passado. Em todo o estado, o MGTempo contabilizou 860 focos, o dobro do registrado em 2006 e o maior número dos últimos seis anos. O Triângulo Mineiro foi a região mais afetada pelo fogo. Em Uberaba, o Corpo de Bombeiros investiu em motocicletas para chegar com mais agilidade aos focos.
Para diminuir os incêndios, os bombeiros pedem para que não seja colocado fogo em matagais nem arremessados cigarros acesos. Outra recomendação vale para os motoristas: não entrar com veículos em áreas com vegetação seca porque o atrito com o pneu pode provocar fagulhas.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião