Um foguete Zenit-3SL que devia colocar em órbita o satélite de comunicações NSS-8 explodiu instantes após sua decolagem de uma plataforma flutuante no Oceano Pacífico, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.
-O foguete Zenit-3SL explodiu segundos depois do lançamento, disse um porta-voz do CCVE à agência Interfax.
O lançamento do Zenit-3SL estava sendo transmitido ao vivo, via internet, mas a transmissão foi interrompida quando a nave se transformou numa enorme bola de fogo.
Fontes do consórcio internacional Sea Launch, responsável pelo lançamento, informaram que a explosão não causou vítimas nem danos à plataforma ou aos navios de apoio.
As fontes não adiantaram possíveis causas para a explosão do foguete e anunciaram a criação de uma comissão de especialistas para investigar os motivos do acidente.
Este foi o quarto lançamento fracassado deste tipo de foguete, fabricado por empresas da Rússia e Ucrânia. A decolagem havia sido adiada várias vezes devido ao mau tempo.
O satélite NSS-8, construído pela Boeing, estava destinado a fornecer serviços de comunicação a países da Europa, África, Oriente Médio e Ásia.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião