O foguete Soyuz-U, que colocará em órbita a nave de carga Progress M-59, com destino à Estação Espacial Internacional (EEI) , foi instalado, nesta terça-feira, em sua rampa de lançamento, informou a Agência Espacial russa, Roscosmos.
Peritos revisam os sistemas de controle e navegação da Soyuz-U para seu lançamento na próxima quinta-feira, do cosmódromo de Baikonur, na república do Cazaquistão, na Ásia Central, disse um porta-voz da Roscomos à agência Itar-Tass.
De acordo com o programa de vôo, a Progress M-59 se acoplará automaticamente ao módulo russo Zvezdá da EEI no próximo dia 20. Nesta ocasião, a Progress M-59 leva desenhada em sua fuzelagem a imagem do cientista Serguéi Pavlovich Koroliov, considerado o pai da cosmónautica soviética e cujo centenário de seu nascimento, comemorado na Rússia na semana passada.
A Progress M-59 é o primeiro cargueiro russo lançado em direção à EEI este ano, e transporta 2,5 toneladas de carga vital, entre combustível, água, oxigênio, materiais de reposição e instrumentos para experiências. Também leva medicamentos e objetos pessoais para o russo Mikaíl Tiurin, e os americanos Sunita Williams e Michael López-Alegría, de origem espanhola, integrantes da décima quarta expedição (EEI-14).
Tiurin e López-Alegría estão na estação espacial desde setembro passado, e Williams desde dezembro, em sustituição ao alemão Thomas Reiter, cosmonauta da Agência Espacial Européia. Williams é a terceira mulher do grupo de astronautas da NASA a integrar as expedições permanentes na EEI, que duram pelo menos seis meses.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião