Na última quarta-feira, os deputados estaduais realizaram a última sessão plenária antes do feriadão de carnaval. Decidiram dar uma esticada na folga já prolongada e não convocaram sessão para a Quarta-Feira de Cinzas. Assim, ficarão longe da Assembleia Legislativa do Paraná por 11 dias e só voltam no dia 10 de março. A justificativa é a mesma de sempre: a atividade parlamentar não se restringe ao plenário (foto); trabalha-se muito mais nas bases; deputado não tem folga. Como não há como acompanhar o que farão os parlamentares nesses 11 dias, só resta acreditar na palavra deles de que o feriado não será de folião, mas de muito trabalho. E para você eleitor, bom carnaval.
Se a moda pega
A Comissão Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná parece ter sido acometida pela síndrome do nome de rua. Ontem, a assessoria da Casa informou que os deputados Valdir Rossoni (PSDB), Plauto Miró (DEM) e Ademir Bier (PMDB) apresentaram um projeto para nomear de Espaço Affonso Camargo a sala de entrada (sim, apenas a sala de entrada) de um dos prédios do Legislativo. A justificativa é que é preciso "preservar a memória do povo do Paraná". Camargo foi ministro, vice-governador, senador e deputado federal.
Nada feito
Fontes ligadas à cúpula tucana no estado afirmam que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, tentou convencer o vice-governador Flávio Arns a se ausentar do cargo na semana que vem. Nesse caso, como o governador Beto Richa estará em viagem particular até o dia 7 de março, Rossoni é quem iria assumir o posto de chefe do Executivo, naquela que deve ser a última vez em que Richa se afastará temporariamente do cargo. Arns, porém, teria rejeitado a proposta de Rossoni.
Caixinha
Filiados ao PT que queiram disputar as eleições deste ano terão de registrar em cartório um compromisso para doar parte de seus salários para o partido, sob pena de expulsão. Os ocupantes de cargo eletivo são obrigados a doar entre 6% e 20% dos vencimentos. Para os cargos de confiança, as faixas variam de 2% (até seis salários mínimos) até 10% (acima de 20 salários mínimos). Já para ocupantes de cargos de confiança na Esplanada dos Ministérios os porcentuais variam de 2% a 14%.
Nomes
Tudo pode mudar com as eleições de outubro, mas hoje são dois os nomes cotados para o lugar de Paulo Salamuni (PV) na presidência da Câmara Municipal de Curitiba: Pedro Paulo (PT) e Valdemir Soares (PRB). O vereador do PV deixa o cargo no fim deste ano.
Procuradores
Membros do Ministério Público do Paraná que desejem concorrer ao cargo de procurador-geral de Justiça têm até as 18 horas de hoje para se inscrever. As inscrições devem ser feitas junto ao Protocolo-Geral da sede do MP-PR (Edifício Afonso Alves de Camargo, Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico), em Curitiba. Podem candidatar-se procuradores e promotores de Justiça integrantes vitalícios da carreira.
Pinga-fogo
"Crescer 2% na média dos três últimos anos, período em que quase tudo somou a favor da economia do Brasil, é um fato que fala por si só. Números não mentem. E o que eles traduzem de forma clara é a constatação de que o governo Dilma falhou."
Aécio Neves, senador, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, ao afirmar que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é o menor entre os países emergentes.
Colaboraram: Euclides Lucas Garcia e Guilherme Voitch.
Deixe sua opinião