A comissão especial sobre os gastos de comunicação do governo do estado começa a esvaziar. O relator, Reni Pereira (PSB), está prestes a deixar o cargo. O reclame do deputado tem fundamento. Até agora, a comissão se reuniu uma vez e os documentos solicitados à Secretaria de Comunicação não foram entregues para investigação.

CARREGANDO :)

Desmonte – O prazo estipulado pela CEI para receber os documentos terminou na sexta-feira. O deputado Marcelo Rangel (PSS) defendeu ontem novamente a dissolução da comissão de 7 membros e a formação de uma nova, com 11 membros e a indicação de outro presidente, no lugar de Dobrandino da Silva (PMDB). Para Rangel, seria uma forma de equilibrar as forças da oposição e situação na comissão. Além disso, o próprio deputado, autor das denúncias sobre a distribuição de recursos poderia ser presidente.

Ignorou – O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), classificou a proposta de Rangel como uma bobagem, que não tem cabimento. "A comissão está instalada e tem que trabalhar. Está na hora desse pessoal parar de criar factóide", disse. Romanelli não explicou a razão do governo não ter enviado os relatórios pedidos pela comissão.

Publicidade

Telinha – O deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) recebeu ontem convite oficial para se filiar ao PTC, com a garantia de ganhar espaço para disputar a prefeitura de Curitiba. Agradeceu a lembrança, mas por enquanto, fica onde está e vai insistir em manter sua pré-candidatura. Para isso, Stephanes disse que seria interessante ganhar espaço na TV Educativa, assim como os concorrentes Carlos Moreira e Dra. Clair.

Suspense – O deputado estadual Alexandre Curi (PMDB) prometeu anunciar na próxima semana os resultados da sindicância sobre o caso Verònica Durau, sogra do ex-chefe de gabinete do prefeito Beto Richa (PSDB), Ezequias Moreira. Curi não quis adiantar nada sobre a investigação, mas garantiu que tudo já está esclarecido.

Dupla – Os promotores Maria Tereza Uille Gomes e Ol×mpio Sotto Maior têm reunião marcada amanhã com o presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM). Querem saber qual é a tendência da Casa em propor o projeto reduzir os poderes do Ministério Público e as chances de aprovação. Além do cargo, os dois têm algo em comum: venceram as eleições diretas no MP, mas foram preteridos na lista tríplice pelo governador.

Multa – A Câmara dos Deputados deve votar entre hoje e quinta-feira a medida provisória 378, que pode receber a emenda que acaba com a multa mensal de R$ 5 milhões aplicada pela União ao Paraná. A inclusão da emenda, de autoria do deputado Osmar Serraglio (PMDB), ainda depende do aval da liderança do governo na Casa. Segundo o parlamentar, a bancada paranaense irá obstruir a pauta de votações, caso o pleito não seja atendido.

Senado – Paralelamente à iniciativa na Câmara, um projeto de resolução que tramita no Senado também tenta extinguir a penalidade. A proposta, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ao contrário do previsto para esta semana, o relator do projeto, Valdir Raupp (PMDB-RO), ainda não terminou seu parecer. Com isso, a CAE só deve votar a resolução em setembro.

Publicidade

De novo – Rio Branco do Sul está sendo, mais uma vez, palco de um processo de cassação do prefeito. Desta vez, de Amauri Johnsson (PSC). O julgamento pela Câmara Municipal começou ontem de manhã, avançaria pela noite e o resultado pode sair só amanhã, pois o processo tem 975 páginas e a leitura de todas elas exige tempo e paciência dos vereadores. Três prefeitos já foram afastados no município recentemente por irregularidades.

Bastidores – A cassação de Johnsson é dada como certa na cidade. O vice-prefeito, Emerson Stresser (DEM), já é chamado de prefeito por alguns. A certeza vem do fato de 8 dos 9 vereadores de Rio Branco do Sul serem da oposição.

***

"Vou relatar o quê? Vou ficar escrevendo no vento?"

Reno Pereira (PSB), deputado estadual e relator da comissão especial de investigação (CEI) dos gastos com propagando do governo do estado.

Publicidade

***

Pinga-Fogo

A Polícia Federal de Paranaguá, no litoral do estado, deve instaurar inquérito hoje para investigar denúncias de falsificação de documentos para que a prefeitura recebesse doações de pneus apreendidos pela Receita Federal.

*** Segundo denúncia da RPC TV, os pneus doados à prefeitura estavam sendo trocados, pela prefeitura, com revenedores locais, por pneus nacionais recapados.

*** O vereador de Curitiba Tico Kuzma assina ficha de filiação amanhã no PSB, partido do vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. Kuzma foi eleito pelo PPS.

Publicidade

*** O governador Roberto Requião (PMDB) oficializa hoje, durante a reunião semanal do secretariado, a criação da comissão especial que vai cuidar dos preparativos da comemoração dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil.