O governador do Rio, Sérgio Cabral buscar, já pediu formalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o deslocamento da Força Nacional de Segurança para o estado. Neste primeiro momento, 500 homens da tropa federal reforçarão o patrulhamento em 19 pontos nas divisas do estado para coibir o tráfico de drogas e armas e a entrada e saída de criminosos no Rio. Os pontos foram escolhidos a partir de estudos realizados pelas polícias civil, militar e rodoviária federal, além da Receita Federal.
A chegada da Força Nacional, no entanto, ainda depende da solução de problemas logísticos, como deslocamento, hospedagem e alimentação dos homens. Segundo o secretário de Segurança Pública do estado, José Mariano Beltrame buscar, a tropa já está pronta em Brasília e aguarda apenas a resolução das pendências, o que deve acontecer até a semana que vem.
Vias expressas
Beltrame, no entanto, afirmou que a partir da próxima quinta-feira (10) ou no mais tardar até a próxima segunda-feira (15) já estará em vigor o novo esquema de patrulhamento das principais vias expressas do Rio. Segundo o secretário, será criado um novo comando da Polícia Militar que contará com carros novos e motos para o trabalho. Ele explicou que o comando usará homens com níveis intermediários de experiência da Corporação e será chefiado por oficiais de médio escalão. O esquema especial de policiamento será focado na Linha Vermelha, mas também vai abranger a Avenida Perimetral, o Aterro do Flamengo e partes da Linha Amarela e da Avenida Brasil.
O secretário participou nesta segunda-feira (8) de cerimônia de assinatura de convênios entre o governo do estado e a Prefeitura do Rio, no Palácio Guanabara.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião